Ensino Fundamental I participa de passeios pedagógicos

O mês de março foi movimentado para os alunos do Ensino Fundamental I do Colégio Progressão. Foram realizadas excursões pedagógicas acerca das atividades aplicadas dentro da sala de aula.

AQUÁRIO DE SÃO PAULO

Iniciando a programação, as crianças dos 2ºs anos das unidades Taubaté e Pindamonhangaba visitaram o Aquário de São Paulo. Além da rica aprendizagem apresentada pelos profissionais, eles também conheceram diversos tipos de animais como, por exemplo, foca comum, suricato, canguru vermelho, urso polar, entre outros. “Eu já tinha visitado o Aquário antes, mas eu aprendi sobre outros animais visitando novamente”, disse o aluno João Henrique Rodrigues de Taubaté.

KIDZANIA

Seguindo o roteiro, os estudantes dos 3ºs anos experimentaram ser “gente grande” por um dia. Os pequenos vivenciaram vários tipos de carreiras profissionais na KidZania em São Paulo. A cidade infantil dispõe de 50 atividades e cada ambiente as crianças podem praticar diversas tarefas do mundo real. O objetivo desse passeio é desenvolver a confiança e motivá-los como cidadãos. “Aqui eu aprendi que é necessário obedecer regras e as ordens. Me diverti muito!”, completa Gabriel Brunoro.

MASP e CIDADE DO LIVRO

Na última semana, os alunos dos 5ºs anos de Taubaté estiveram na capital paulista e conheceram o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e a Cidade do Livro. Eles tiveram a oportunidade de explorar a exposição que reuniu imagens do Aleijadinho. “Foi muito rica essa visita porque influencia muito na disciplina de História, fala um pouco do ciclo do ouro, além de ser um artista barroco”, afirma a Professora Luana Nunes. Já na Cidade do Livro os estudantes se divertiram em um espaço cenográfico tematizado. Dividido em vários ambientes, os visitantes aprenderam a importância da leitura e debateram temas como, saúde, meio ambiente, ética e cidadania.

SALESÓPOLIS

Para finalizar o mês repleto de passeios, os alunos dos 6ºs anos de Taubaté foram até Salesópolis conhecer a nascente do Rio Tietê. Conhecida pela sua extensão e pela sujeira na cidade de São Paulo, eles encontraram um cenário diferente do que estão acostumados.

                          

Eles visitaram a Barragem de Ponte Nova, um dos reservatórios de água do Sistema Produtor do Tietê, construída para evitar enchentes e hoje serve para o abastecimento de água, conheceram a nascente do rio no Parque Estadual da Serra do Mar e a Usina Hidrelétrica de Salesópolis.

“Na usina eles aprenderam sobre como a energia é gerada, a importância do desenvolvimento para uma cidade. O melhor de tudo é saber que o Rio Tietê gerava energia para a cidade de Salesópolis”, finaliza Simone Barbosa, guia de turismo.

Quer saber mais como foi essas aventuras? Acesse nossa página no Facebook para conferir as fotos e vídeos.