Home » Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II

O Ensino Fundamental do Colégio Progressão tem como objetivo levar o aluno a pensar e a refletir sobre aquilo que aprende e a adquirir o hábito de estudo. O Orientador Educacional realiza constante acompanhamento pedagógico, mantendo permanente contato com as famílias, o que torna a vivência escolar ainda mais enriquecedora. A proposta curricular segue as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

As turmas funcionam no período da manhã. Além das disciplinas regulares conhecidas, o ensino das Línguas Inglesa e Espanhola é ministrado desde o 1º ano do Ensino Fundamental. Também são oferecidas Atividades Extras no período da tarde, a partir do 2º ano, para dar uma formação mais diversificada aos alunos, como aulas de Teatro, Oficina de dança, Culinária, Capoeira, Xadrez e Coral.

Os alunos do Ensino Fundamental contam com aulas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h. No Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) são 27 aulas semanais, com aulas de Educação Física no período da tarde. Os horários do intervalo e da prática desportiva dos alunos são diferenciados, conforme o segmento escolar.

MATERIAL DIDÁTICO – SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO

A proposta pedagógica do Sistema de Ensino Poliedro (SEP) para o Ensino Fundamental II respeita a importância da experiência em sala de aula e da aprendizagem que acontece a partir dela. Dessa forma, há o estímulo para que o aluno participe ativamente das atividades propostas e discuta os temas que são apresentados. Para enriquecer ainda mais esse momento, o material didático trabalha os diversos temas transversais e instrumentaliza o estudante no uso da linguagem em suas diversas manifestações.


13 livros – Teoria Completa e Exercícios: 2 livros de Português, 2 livros de Matemática, 2 livros de Ciências,
2 livros de História, 2 livros de Geografia, 1 livro de Artes, 1 livro de Inglês e 1 livro de Espanhol.

O material didático é baseado em cinco pontos principais:
Sensibilização
Resgate dos assuntos anteriores e sua relação com o cotidiano;
Iniciação
Análise da situação e discussão a respeito da aplicação cotidiana da teoria;
Sistematização
Momento em que ocorre a criação da estrutura cognitiva a partir do oferecimento de informações ao educando;
Aprofundamento
Textos complementares e sugestões que estimulam o aprofundamento do conteúdo estudado;
Avaliação
Atividades apresentadas no fim de cada capítulo que possibilitam a avaliação do tópico estudado.