Home » Ensino Médio

Ensino Médio

O segmento

A proposta curricular do Colégio Progressão segue as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Com suas turmas funcionando no período da manhã*, além das disciplinas regulares, há uma tarde de aulas visando oferecer uma formação mais diversificada aos alunos.

Os alunos do Ensino Médio vêm participando de diversas aulas extras com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Obras Literárias da FUVEST/UNICAMP, aprofundamentos, além de palestras temáticas sobre assuntos da atualidade e vivências práticas contextualizadas.

A Coordenação realiza constante acompanhamento pedagógico, mantendo permanente contato com as famílias. Os alunos somente são dispensados das atividades, mediante solicitação dos pais por escrito e contato com a Orientação. As ocorrências dentro da escola são transmitidas à família por meio de comunicados escritos, sendo ainda recomendado aos pais o contato com a Orientação sempre que houver necessidade.

No ato da matrícula, os alunos e seus responsáveis recebem esclarecimentos sobre uso do uniforme, sobre material didático adotado e também sobre principais normas internas. Tanto o material quanto o uniforme são solicitados e adquiridos na recepção da escola. O uniforme escolar é imprescindível em todas as atividades letivas, bem como portar o material didático necessário a essas atividades.

No início do ano letivo há uma palestra que explicita as informações básicas para o bom funcionamento do curso. Nesse momento, os alunos terão acesso às regras do sistema de avaliação e do calendário letivo.

Material Didático

O Colégio Progressão é parceiro exclusivo do Sistema de Ensino Poliedro em sua região de atuação. Nas 1ªs e 2ªs Séries do Ensino Médio, professor e aluno contam com um material didático que serve de base para o processo ensino-aprendizagem acontecer de forma sólida. A abundância e a variedade de exercícios permitem ao professor adequar-se às necessidades de cada turma. Ao material didático, somam-se os simulados da Banca Poliedro que, muito mais que ensaios para os futuros exames vestibulares, são uma oportunidade de verificação de estratégias de ensino (para os professores) e de aprendizagem (para os estudantes e pais). O aluno torna-se mais consciente, e o professor mais motivado, fechando um círculo de melhoria contínua.