Troca de Saberes aborda desafios em sala de aula - COLÉGIO E CURSO PROGRESSÃO - Taubaté e Pindamonhangaba
 

EDUCAÇÃO INFANTIL | ENSINO FUNDAMENTAL | ENSINO MÉDIO | PRÉ-VESTIBULAR

Você está em: home > INTERATIVIDADE > fique por dentro
Sábado, 24 de junho de 2017

 

 

 

 

 

Interatividade


EDUCAÇÃO
Troca de Saberes aborda desafios em sala de aula

Mesa redonda discutiu modelos pedagógicos para prender a atenção do alunos

O professor em sala de aula tem tido um desafio cada vez maior ao ter que dividir a atenção dos alunos com celulares e tablets. Pensando neste novo cenário, o Colégio Progressão realizou no dia 25 de maio, em Pindamonhangaba, uma mesa redonda com profissionais da área da educação para trocar experiências e sinalizar alternativas pedagógicas.

Fizeram parte da mesa redonda o Prof. Ms. Luzimar Goulart Gouvêa, Prof. Ms, Júlio César Augusto do Valle e Prof. Dra. Eveline Mattos Tápias Oliveira. 

Mesmo com a realidade onde textos curtos e a imagem tornaram-se presentes no cotidiano do jovem de hoje, a boa e velha leitura ainda é o caminho para despertar o interesse do aluno em sala de aula. “Você tem que trabalhar o aprendizado dos diversos tipos de leitura. A leitura de um texto literário, a leitura de um texto acadêmico, de um texto conceitual. Isso tudo tem que ser apresentado para o aluno”, defende o Prof. Ms. Luzimar Goulart Gouvêa. 

Os três profissionais que trabalham com a formação pedagógica foram unânimes ao mostrar que o professor e a escola de um modo geral precisam se reinventar. “Diante das tecnologias na educação a gente tem toda a proposta educacional repensada. Um desafio grande porque é uma proposta que tira a escola do seu lugar comum. Antes a gente era o lugar de transmitir as informações às novas gerações, hoje as informações já estão no bolso, no celular, na palma da mão. É muito fácil de obtê-las. A gente passa pelo desafio de ressignificar a escola, ressignificando a função do professor”, opinou Júlio César Augusto do Valle. 

“Sou mais ou menos contrário àquilo que uma boa parte das pessoas diz de você ir ao encontro do universo do aluno. Você tem que tirá-lo desse universo e apresentar a ele outros universos possíveis”, completou Luzimar Goulart. 

 “Mais do que nunca a capacidade, a habilidade do professor de criar no aluno uma expectativa e o interesse, são as questões que estão em voga hoje”, finalizou Eveline Mattos Tápias Oliveira. 


06/6/2017 - Assessoria de Comunicação


 
 
ÁREA DO ALUNO
 RM
 Senha


BUSCA