EDUCAÇÃO INFANTIL | ENSINO FUNDAMENTAL | ENSINO MÉDIO | PRÉ-VESTIBULAR

Você está em: home > INTERATIVIDADE > fique por dentro
Domingo, 26 de outubro de 2014

 

 

 

 

 

Interatividade


FESTA JUNINA
O Arraiá do Progressão está chegando, prepare-se!

Em Taubaté acontece no dia 26 de junho e 3 de julho em Pindamonhangaba.

Arquivo/Colégio ProgressãoO Colégio Progressão está em clima de festa junina, as preparações para a festa mais tradicional do inverno já começaram, para fazer dos dias 26 de junho (em Taubaté) e 3 de julho (em Pindamonhangaba) um verdadeiro arraiá com todas as tradições. Barracas de comida, doces e brincadeiras estão sendo providenciadas pela coordenação, enquanto os alunos se preparam para a apresentação da quadrilha. E para que a coreografia saia perfeita, os ensaios estão rolando quase que diariamente.

Em Taubaté o Arraiá Progressão acontece no Buffet Royalle, que fica na Avenida Santa Cruz do Areão, 1.408, Areão, a partir das 18h. Saiba como chegar utilizando o mapa, clique aqui. 

O Arraiá Progressão em Pindamonhangaba será no Esporte Clube Braga (Rua Julio Augusto, 11, Santa Cecília), a partir das 18h. Confira o mapa de acesso e saiba como chegar.

Para fazer com que os alunos se envolvam com a festa típica, as crianças que dançarão na festa junina de Pinda fizeram uma pesquisa sobre a origem da festa, as comidas típicas, as danças e o que é comemorado.

Você sabe como surgiu a festa junina?
A festa foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial, época em que havia muita influência dos elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.

Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou as típicas danças de quadrilhas. Da China, a tradição de soltar fogos, visto que foi lá que surgiu a manipulação da pólvora para a fabricação dos fogos. E da Península Ibérica, a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros.

Festas Juninas no Nordeste

Embora seja comemorada em todo o Brasil, no Nordeste a festa junina ganha mais destaque. Além de alegrar o povo da região, que utiliza a festa para homenagear os três santos católicos (São Pedro, São João e Santo Antônio) e agradecer as chuvas e a colheita, a festa serve para movimentar a economia, pois atrai muitos turistas para a região.

Simbolismos

A quadrilha surgiu nos salões da corte francesa, recebendo o nome de "quadrille". Na época da colonização do Brasil, os portugueses trouxeram essa dança, bem como seus principais elementos: os vestidos lindos e rodados (que representavam as riquezas da corte), os passos puxados na língua francesa (anarriê, avancê, tour, etc.) e os agradecimentos aos santos pelas boas safras nas plantações.

O casamento caipira faz uma sátira aos casamentos tradicionais.

A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor.

Os fogos se originaram na China, também como forma de agradecer aos deuses pelas boas colheitas, são elementos de proteção, pois espantam os maus espíritos, além de servir para acordar São João com o barulho.

As simpatias proporcionam aos convidados maior sorte no amor. Os santos juninos são conhecidos como santos casamenteiros, mas Santo Antônio é o mais influente deles. Nessas práticas, a imagem do santo é castigada, até que a pessoa consiga encontrar um amor.

As comidas típicas também são símbolos juninos, como forma de agradecimento pela fartura nas colheitas, principalmente do milho, a festa se tornou farta em seus deliciosos quitutes como: curau, canjica, pamonha, bolo de milho, milho cozido, pé de moleque, paçoquinha, dentre outras.

Fontes:
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm
http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/simbolos-festa-junina.htm


19/6/2009 - Assessoria de Comunicação


 
 
ÁREA DO ALUNO
 RM
 Senha


BUSCA