Projeto literário promove debate entre alunos

Proposta surgiu há dois anos dentro da sala de aula

O Clube Literário é uma iniciativa de alunas do Colégio Progressão da Unidade de Taubaté que sentiram a necessidade de discutir ideias, livros, músicas e arte em um só lugar com amigos e professores. Uma das mentoras do projeto, a aluna Marri Malaquias, da Turma Medicina, notou que quanto mais tinha contato com obras literárias mais tinha vontade de compartilhar com outras pessoas.

“A todo momento chegava ideias novas, livros novos e professores com projetos novos relacionado a literatura. Dessa forma conversei com duas colegas e elas abraçaram a ideia. Foi assim que nasceu o projeto”, disse Marri.

Nos primeiros encontros eram explorados livros e conforme novos estudantes foram chegando, surgiu a necessidade de falar sobre músicas, arte e poemas. Marri ressalta “O clube se tornou não só sobre livros mas um clube de arte”.

Além da aproximação com os demais colegas, professores e coordenação, a ex-aluna Isabela Salles fala da importância de se preocupar com o outro. “Um fala sobre arte, outro sobre música e o clube une isso, sobre o que acontece fora da escola. É um momento de dizer o que nós sentimos e como as pessoas reagem sobre isso”.

O projeto além de auxiliar nos estudos através de interpretações de textos e debates, ajuda também no relacionamento humano dentro da escola. Por isso, o Clube Literário ganhou o Prêmio Excelência Sistema Poliedro 2017. Para conferir mais fotos e vídeos, clique aqui ou aqui.