Apresentação

O Progressão Model United Nations (ProMUN) realiza sua primeira edição em 2019. A ideia surgiu há alguns anos em virtude da grande participação do Colégio Progressão em outras simulações da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse interesse contínuo, motivou alunos e coordenação a elaborar sua própria simulação.

Na organização, atuam, principalmente, alunos e ex-alunos da escola fundadora, que contam com o auxílio de professores e coordenadores.

Objetivos

O ProMUN visa oferecer diversos pontos de vista sobre temas internacionais para desenvolver o pensamento crítico dos alunos através de uma aprendizagem significativa com questões que abrangem o âmbito internacional. Ao decorrer das discussões, serão desenvolvidas convicções e questionamentos, que levarão a reflexão de maneiras para transformar a realidade.

O local

A primeira edição acontecerá Unidade Pindamonhangaba e conta com a participação de diversas escolas parceiras.

Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 1.734, Alto Cardoso.

Pindamonhangaba/SP

Organização das Nações Unidas

por Paulo H R Oliveira


A convivência entre as nações é um dos maiores desafios da humanidade. Antes mesmo do surgimento do conceito de Estado-nação, diferentes povos estabeleciam relações, ora conflituosas como as guerras e ora harmônicas como o comércio.

Um dos fatores mais complexos para gestão da convivência entre Estados é o sentimento de nacionalismo. Antes, muitas vezes o indivíduo não conseguia estabelecer limites precisos de pertencimento, geográfico e pessoal.

Com a consolidação do Estado, o nacionalismo tornou-se possível, aflorando disputas entre nações, e uma necessidade de ser reconhecido como melhor, algo tão intrínseco nas relações humanas. Todavia, o surgimento de Estados também proporcionou o intercâmbio cultural e comercial entre diferentes nações, buscando adquirir produtos que não tinham em seu território. Como é de conhecimento geral, a disputa entre Estados levou a uma série de conflitos regionais e dois grandes conflitos mundiais. A ciência não poderia ficar alheia a essa situação. Era preciso desenvolver mecanismos que garantissem a paz e harmonizassem as relações entre Estados.Nesse contexto, o Direito e as Relações Internacionais primordialmente, como auxílio de todas as outras ciências, passaram a buscar mecanismos de orientação e normatização do convívio internacional. Diversas reuniões foram feitas ao longo da história, sejam essas bilaterais ou multilaterais.Acordos foram firmados, conflitos paralisados, pessoas indenizadas, mas ainda era preciso o surgimento de um organismo legitimamente internacional, buscando incluir todos os Estados.

Essa necessidade aflorou após o fim da Primeira Guerra Mundial, quando os esforços coletivos culminaram no surgimento da Liga das Nações, primeira organização internacional em sentido amplo. A Liga das Nações buscava reunir Estados para conseguir conciliar interesses e necessidades por meio do Direito e das Relações Internacionais, promovendo debates, pesquisas e votações para alcançar seus objetivos. Entretanto, questões estruturais e o próprio momento impediram que a Liga das Nações lograsse sucesso em garantir a paz. O primeiro conflito mundial rompeu as frágeis estruturas de paz que estavam formadas naquele momento.

O fim do conflito marcou também o fim da Liga das Nações. Todavia, ainda era preciso buscar meios de promover a paz, a reconstrução e o desenvolvimento. Nesse sentido, surge a Organização das Nações Unidas, responsável por estabelecer novos contornos ao fundamento do Direito Internacional e intensificar as Relações Internacionais. Desde sua criação, a ONU vem, por meio de uma série de órgãos e comitês, estabelecendo novos paradigmas para consolidação da paz mundial e para o desenvolvimento em seu sentido amplo. Hoje a ONU discute desde agricultura até propriedade intelectual, passando por questões de saúde e de gênero além de uma série de outras questões. Consolida o Direito Internacional da Inclusão em que o indivíduo é visto como o fim de todos os meios e sua qualidade de vida é colocada como objetivo central de políticas públicas, normas e parcerias. A ONU por meio de seus comitês e agências tem atuado de maneira efetiva na presença das pessoas, protegendo-as inclusive de seus próprios Estados. Embora o Estado-nação não seja uma novidade, visto seu surgimento datar do início do século XIX, ainda há desafios para serem superados e novos meios de comunicação para serem testados. A participação direta da população efetiva o conceito de cidadania global, bem como auxilia a implementação de políticas e normas condizentes com a realidade.

Contexto no qual os modelos de organismos internacionais, como a PROMUN, ganham destaque e importância. Antes mesmo do surgimento da ONU, em 1920 os modelos começaram se popularizar, já que sua importância era reconhecida não só para os participantes, mas também para sociedade em que se inserem visto que as discussões promovidas tratavam de temas de interferência direta.

*Paulo H R Oliveira é Advogado, autor de diversos artigos de Direito Internacional e Comparado. Professor de Direito Marítimo e Direito do Seguro. Orgulhosamente parte do Progressão desde 2009.

Carta do Secretariado

É com imensa alegria que recebemos as senhoras e os senhores

para a primeira edição da Progressão Model United Nations, uma simulação da ONU feita por alunos do Colégio Progressão. 

Durante os três dias de evento, os senhores se encontrarão inseridos em um ambiente diplomático, a fim de debater e repensar maneiras de construir uma sociedade cada vez mais humana e justa.

Junto à equipe organizadora, trabalhamos muito para que esta edição seja o início de um projeto promissor, com o qual sonhamos desde 2017. O ProMUN nasce a partir da vontade de estimular a construção de uma responsabilidade social perante problemáticas globais, do exercício da empatia e do respeito às diversidades.

Desejamos que, por meio da reflexão individual e coletiva, esta vivência seja prazerosa, marcante e transformadora.

Cordialmente,

João Pedro Muhlbauer

Secretário Executivo

Giovanna Gasparin Vizaco

Secretária Acadêmica

Victoria Belloni

Secretária Administrativa

Sobre o ProMUN

Informações básicas aos participantes da primeira edição.

Código de Conduta e Vestimenta

Durante todas as atividades, exceto nas festas e atividade programadas, serão obrigatórios os trajes sociais.

São considerados trajes sociais:

Camisa e calça social; Blazer; Paletó; Terno; Tailleur; Smoking; Vestidos; Saias; Sapatos Sociais; Sapatos de Salto Alto; Sapatilhas, Mocassins e Docksides.

Vestidos e Saias devem estar, no máximo, 3 dedos acima do joelho.

Festa Temática

O passado está diretamente ligado ao que somos hoje e ao que seremos amanhã. Os desenhos que assistimos, as músicas que ouvimos, a comida que comemos formam quem somos hoje!

O Promun 2019 tem orgulho de anunciar nossa festa a fantasia com o tema: Nostalgia!

Relembrar é viver, e nostalgia é o sentimento de saudade e a vontade de regresso no tempo para viver tudo outra vez.

Na festa, teremos a oportunidade de passar uma noite na nossa própria infância.

A nostalgia nos ajuda a lembrar como chegamos aqui, lembrar da nossa base de pensamento, de imaginação e formação, e

por ser tão importante, vale a pena viver isso mais uma vez.

Pesquisa

Sites Oficiais da Organização das Nações Unidas

• ONU Brasil

https://nacoesunidas.org

• ONU

https://www.un.org

Sites dos Órgãos Específicos da ONU

• OMS

https://www.who.int

• ONU Mulheres

http://www.onumulheres.org.br

• TPI

https://www.icc-cpi.int

UNIDO

https://www.unido.org

PROMUN EM CLIQUES

Galeria de Fotos

Como a nossa primeira edição é aguardada ansiosamente pelos participantes, apresentamos alguns cliques da participação de nossos alunos em simulações da ONU anteriores, como o PoliONU, organizada pelo Sistema de Ensino Poliedro, e oficinas preparatórias.

VAGAS LIMITADAS

Saiba como Participar

ALUNO PROGRESSÃO

Inscrição realizada na Recepção do Colégio, mediante pagamento.

ALUNO ESCOLAS PARCEIRAS

Inscrição mediante convite. Procurar pela Coordenação de sua escola.

VAGAS LIMITADAS!

CONHEÇA QUAIS SÃO

Comitês e Guias

OMS

Prevenção ao Suicídio:

uma necessidade global

TPI

Violação dos Direitos Humanos

pelo Estado Islâmico

ONUDI

Os Impactos da Indústria 4.0

no mundo como conhecemos

ONU MULHERES

Os Avanços e Regressos da

Luta Mundial pelos Direitos

das Mulheres na última década

Comitê Artístico Ruth de Souza
Central de Imprensa

ProMUN 2019 tem como

Apoiadores

Confira

CRONOGRAMA

17

Sexta

13h – 14h

Credenciamento

14h – 16h30

1ª Sessão

16h30 – 17h

Coffee Break

17h – 19h

2ª Sessão

19h15 – 20h

Cerimônia Abertura

21h – 23h

Gincana

18

Sábado

8h – 10h

3ª Sessão

10h – 10h30

Coffee Break

10h30 – 12h30

4ª Sessão

12h30 – 14h

*Almoço (Livre)

14h – 16h30

5ª Sessão

16h30 – 17h

Coffee Break

17h – 19h30

6ª Sessão

20h – 00h

Festa

*Horário livre, não será oferecido almoço aos participantes

19

Domingo

8h –

10h

7ª Sessão

10h – 10h30

Coffee Break

10h30 – 12h

8ª Sessão

12h15 – 13h15

Encerramento

Está com dúvida?

A Organização está à sua disposição!

Secretária-Geral Acadêmica

Giovanna Gasparin Vizaco

Secretário-Geral Executivo

João Pedro Muhlbauer

Secretária-Geral Administrativa

Victória Belloni

Secretário Emérito

Advogado Paulo H R Oliveira

Equipe Pedagógica

Coordenação

Prof. Felipe Gomes

Profa. Fernanda Ribeiro

Apoio

Profa. Esmeralda Pucinelli

Profa. Maria Sofia

Profa. Mariana Rico

Profa. Luana Barros

Informações:

(12) 3648-2658


© 2019 PROGRESSÃO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido pela Equipe de Comunicação do Colégio Progressão.

WhatsApp Dúvidas? Fale aqui com o WhatsApp Progressão