Alunas participam de oficina no Instituto Tecnológico de Aeronáutica

O projeto Mulheres em STEM²D (Science, Technology, Engineering, Mathematics, Manufactory and Design), organizado pelas alunas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), realiza até o mês de novembro para alunas do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e particulares, oficinas com temáticas sobre ciência e tecnologia, com o intuito de incentivar meninas adolescentes à ingressarem na área de exatas.

As universitárias promoveram atividades como: mentoria (uma prática ligada ao autoconhecimento e à descoberta das áreas STEM2D); oficina de engenharia; oficina “Voando com a Ciência” (conceitos de aviação) e a oficina “Batalha das Engrenagens”, onde as alunas do 9º ano da Unidade de Pindamonhangaba participaram.

“É importante mostrar para essas meninas que a ciência é possível, divertida e que elas também tem espaço. Estimular a reflexão e se autoconhecerem”, afirma a Professora Cristiane Martins.

As alunas do ITA, Lara Campos e Ana Flávia Tuan, destacam a relevância de discutirem sobre a carreira e profissão que as estudantes tenham dúvidas ou receio de ingressar pela falta de incentivo. “Na minha sala por exemplo são 115 homens e 7 mulheres, a minha sensação é de querer reverter esse cenário. Mas isso começa pelas adolescentes e pode ser uma reação em cadeia para as próximas gerações”, disse Lara.

A aluna do 9º ano Maria Rita, falou da oportunidade que tiveram em participar da oficina. “Foi um privilégio esse projeto, mesmo que não sigamos essa carreira, a equipe introduz ideias em nossas vidas e mostra o grande incentivo para diversas meninas”, conclui.

A 3ª edição do Mulheres em STEM²D ocorre nos dias 06 e 20 de outubro. Para informações clique aqui.