Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Progressão

Unitau ajuda na restauração do Prédio da CTI

Por Gerson Monteiro

O Núcleo de Preservação de Patrimônio Cultural (NPPC) da Universidade de Taubaté entregou à prefeitura do município o resultado de um trabalho realizado por alunos do Departamento de Arquitetura para resgatar a cor histórica do prédio da Torre do Relógio da Companhia Taubaté Industrial (CTI) – indústria têxtil fundada em 1891. O estudo, solicitado pela Prefeitura, vai auxiliar nas obras de restauração do prédio.

“A cor se relaciona com a história de um prédio, de uma cidade. Então não podemos apenas sugerir uma cor, tínhamos que fazer um estudo para descobrir qual era a cor original do prédio, para manter viva a história da cidade por meio dos seus imóveis”, explica a coordenadora do NPPC, professora Dolores Alves Cocco.

O trabalho foi desenvolvido por estagiárias do núcleo e aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Artístico, Histórico e Arquitetônico da cidade. A cor sugerida foi próxima ao pêssego, resultado obtido através da releitura das camadas de tintas existente no imóvel.

Há 10 anos a Unitau auxilia a prefeitura na preservação de prédios históricos da cidade.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Unitau.