Algumas curiosidades sobre Monteiro Lobato

Mudou de nome, foi preso e conquistou a amada publicando poemas no jornal.

Nome
José Renato Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 na cidade de Taubaté/SP, que por decisão própria resolveu mudar o nome para José Bento Monteiro Lobato para usar a bengala que fora de seu pai (José Bento Marcondes Lobato) e trazia gravada as iniciais de seu nome, J.B.M.L.

Reprovação
Em 1985, foi reprovado em São Paulo no exame oral de português que prestou para ingressar em um curso preparatório. O que o levaria mais tarde a se vingar da gramática e gramáticos em seus textos.

Casamento
Quando conheceu Maria da Pureza de Castro Natividade, sua futura mulher, começou a cortejá-la imediatamente, mas ela havia outros pretendentes também. Então Lobato virou poeta e publicou, no Jornal de Taubaté, uma série de poemas exaltando a beleza e virtudes de sua amada. Com isso conseguiu conquistar seu coração e derrotar os concorrentes.

Prisão
Quando Monteiro Lobato foi preso, chegou até a engordar, pois recebia muitas visitas, que lhe davam doces, presentes e livros. Na prisão, ficou amigo de vários presos, chegando a levar para sua casa um paraibano, que havia cumprido pena por cinco homicídios, para trabalhar como seu jardineiro.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn