Aluno do Progressão vence campeonato de xadrez

Jonathas se prepara para o mundial na Turquia.

O estudante Jonathas Marcelo (9º ano) é o campeão na categoria Sub16 – masculino na fase Sudeste do Campeonato Brasileiro Escolar de Xadrez, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro dias 6 e 7 de junho.

O evento contou com a participação de 60 jogadores de toda a região Sudeste, divididos em nove categorias. Jonathas jogou pela cidade de Taubaté, que ficou em segundo lugar na classificação geral. A equipe composta por cinco integrantes foi coordenada pelo técnico Ralfus Marcel.

Jonathas ganhou cinco partidas e empatou uma. “Treino todos os dias, pelo menos uma hora e meia, jogo xadrez na internet e tenho aulas aos sábados e domingos com o Ralfus”, diz o estudante, explicando sua preparação para o campeonato. Ele conta que a maior dificuldade da competição foi o estresse da viagem. “Foram cinco horas viajando e já fomos jogar”.

O estudante de 14 anos joga xadrez desde os 12. “Sempre gostei de xadrez, então comprei um tabuleiro e aprendi sozinho. Depois comecei a fazer as aulas”. O próximo campeonato que Jonathas disputará será os Regionais, no dia 4 de julho.

Em novembro Jonathas vai para a Turquia disputar o campeonato mundial, representando o Colégio Progressão e a cidade de Taubaté.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn