Alunos brasileiros têm dificuldades em matemática

A maioria dos alunos dos ensinos fundamental e médio têm dificuldades para resolver questões de matemática. A informação é de uma pesquisa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a situação é ainda pior no 3º ano do ensino médio: 68,8% dos estudantes tiveram nível de conhecimento classificado entre crítico e muito crítico em 2003. O resultado indica que os alunos sequer conseguem interpretar o enunciado de uma questão para chegar ao resultado matemático.

Em 2001, em outra pesquisa do Saeb, 67,4% dos alunos do 3º ano do médio já tinham ficado nesses estágios de classificação. Os resultados incluem estudantes das redes pública e particular.

Dos alunos da 4ª série, 51,6% tiveram desempenho crítico e muito crítico em matemática em 2003. Já entre os da 8ª série, o índice ficou em 57,1%. O secretário da Educação Básica do MEC, Francisco das Chagas Fernandes, lamentou o resultado. “Se há problemas de interpretação de texto, há também dificuldade em matemática. Além disso, ainda temos muitos professores na educação básica com formação insuficiente”, observou.

Fonte: Terra / Educação

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn