Alunos da educação infantil visitam fazenda

Os alunos da unidade de Taubaté se divertiram na excursão ao Planeta Terra.

Na última semana os alunos da educação infantil participaram de uma excursão ao Recanto Planeta Terra, uma fazenda em São José dos Campos, espaço onde fizeram contato com os animais típicos da roça, como vaca, boi, touro, coelho e porco. “A viagem teve como objetivo fazer com que os alunos vivenciassem o que aprenderam na sala de aula”, comenta Natércia Ciotto, coordenadora da educação infantil.

As crianças adoraram o passeio, pois aprenderam muitas coisas novas, como ordenhar uma vaca, alimentar o burro e plantar feijão. A atividade que fez mais sucesso entre os alunos foi o passeio de charrete e de pônei. As crianças ficaram encantadas com o pequeno animal, e depois de superar o medo e montá-lo, se divertiram muito.

A ansiedade das crianças para o passeio era visível, às 7h15, os alunos já estavam na escola animados para a primeira viagem do ano, enquanto que os pais tentavam ficar o máximo de tempo perto dos filhos, que estavam saindo sozinhos, muitos pela primeira vez.

Durante o caminho de ida, o Tio Tom (monitor do passeio) tentou controlar a ansiedade das crianças com músicas e brincadeiras. Quando chegaram ao Planeta Terra conheceram os outros monitores que as acompanharam durante todo o passeio, Tio Pão, Tia Siri e Tia Ivonete.

O dia foi marcado por muitas atividades, como a visita a mini-fazenda, o passeio ao viveiro, brincadeiras no campo e explicações sobre os objetos da fazenda.

Natércia Ciotto acompanhou o passeio e explicou que a excursão para o campo já era pedida desde o ano passado pelas professoras, para fazer com que os alunos vivenciassem o contato com a natureza. “As professoras explicam: esse animal tem pelo, esse outro tem pena e assim, por diante, então aqui os alunos podem ver os animais que estudaram na escola”. E lembra que toda aprendizagem das crianças é desenvolvida através de atividades lúdicas.

O ônibus retornou para escola às 17h30, com as crianças cansadas pelo dia repleto de atividades. Mas, antes de dormir, precisavam matar a curiosidade dos pais, que já as aguardavam no colégio, contanto tudo o que fizeram durante o passeio.

Essa viagem ainda vai render muitos comentários. “Depois de cada excursão, as professoras sempre fazem o fechamento em sala de aula, com roda de conversa e montagem de painel com os desenhos das atividades preferidas dos alunos”, conclui a coordenadora.

O Colégio e Curso Progressão organiza diversas excursões pedagógicas ao longo do ano, sempre com foco na vivência in-loco da aprendizagem de sala de aula. Todos os passeios contam com o acompanhamento de coordenadores, professores e monitores especializados.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn