Alunos da Unidade de Taubaté se divertiram na comemoração do dia do índio

Atividade comemorou a data em Taubaté

As professoras da educação infantil e ensino fundamental desenvolveram atividades com os alunos para comemorar o dia do índio.

As crianças da educação infantil fizeram exercícios musicais e artísticos, para celebrar o Dia do Índio (19 de abril),

enquanto que os alunos do 4º e 5º anos apresentaram aos colegas o trabalho sobre os índios, abordando, entre outras coisas, a situação atual do índio no Brasil. Para a apresentação, usaram cartazes e fizeram uma mini-palestra sobre o tema.

Para encerrar a comemoração, foi feita uma exposição com os objetos indígenas trazidos pelos estudantes do 2º e 3º anos. E, completando a integração entre os alunos, foi organizado um lanche comunitário só com as comidas típicas indígenas.

Por que o dia 19 de abril?

Todos os anos, o dia 19 de abril é reservado para celebrar a cultura indígena, além de ser um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos, da manutenção de suas terras e do respeito às suas manifestações culturais.

Em 1940, foi realizado, no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que contou com a presença de várias autoridades governamentais dos países da América Latina e de líderes indígenas. Porém, esses não foram aos primeiros dias do evento, pois estavam receosos quanto a real intenção da reunião, devido a perseguição e agressão que haviam sofrido, durante séculos, pelo “homem branco”. No entanto, depois de algumas reflexões, entenderam a importância daquele momento histórico, e resolveram participar do evento no dia 19 de abril.

No Brasil, a data comemorativa foi criada pelo presidente Getúlio Vargas, em 1943, pelo decreto da lei 5.540.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn