Alunos do Colégio Progressão visitam Museus em São Paulo

Os alunos do Ensino Fundamental da Unidade Pindamonhangaba visitaram na última semana o Museu Afro Brasil e o Museu do Futebol, em São Paulo.

Os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Progressão – Unidade Pindamonhangaba visitaram na última semana o Museu Afro Brasil e o Museu do Futebol, em São Paulo.

O Dia Nacional dos Museus é comemorado em 18 de maio e o objetivo dessa data é sensibilizar o público para a importância dos museus. Com a finalidade de impulsionar a comemoração, museus de todas as regiões do país promoveram juntos, pela primeira vez, programações especiais.

No Museu Afro Brasil, os estudantes puderam conhecer parte da história dos negros africanos que migraram para o Brasil e implantaram uma nova identidade e cultura à realidade dos nativos. O aluno Wellington, do 5º ano, surpreendeu-se ao saber que a capoeira não era praticada na África e que foi criada pelos escravos no Brasil.

No Museu do Futebol, localizado no Estádio Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu, os alunos conheceram chuteiras antigas e vibraram ao ver as bolas usadas nos jogos das Copas do Mundo anteriores. Também, emocionaram-se ao ouvir a narração da final da Copa do Mundo de 1950, quando o Brasil perdeu a taça para o Uruguai. Os estudantes se divertiram ao saber que a palavra gandula foi criada em homenagem a um jogador argentino que se chamava Gandula e que nunca era escalado para jogar. Como reserva, ficava ao lado do campo pegando e devolvendo as bolas aos jogadores.

Os alunos jogaram no campo de futebol virtual e assistiram a um show de bola, em 3D, com o jogador Ronaldinho Gaúcho.

Para a auxiliar de coordenação Catarina Camargo, o passeio foi considerado pelos alunos como enriquecedor e divertido.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn