Alunos do Progressão conquistam bons resultados no concurso Poliedro Arte e Cultura

Neste ano, o projeto visa refletir sobre defesa da igualdade de direitos, fortalecimento das relações fraternas e respeito à opinião do próximo

Os alunos do Colégio Progressão das Unidades Taubaté e Pindamonhangaba participaram do concurso Poliedro Arte e Cultura, que neste ano teve como tema “Liberdade”. Buscando o desenvolvimento dos alunos através das diferentes formas de expressão artística, os trabalhos podiam ser inscritos nas categorias desenho, fotografia, obras literárias e vídeo.

Além da discussão sobre os deveres e responsabilidades decorrentes das escolhas de cada indivíduo que o tema propõe, as várias formas de linguagem, permitem debates e reflexões sobre os limites da liberdade de expressão, reconhecimento de discurso de ódio, e ideias considerando opiniões e posições contrárias.

“Participar do Arte e Cultura proporciona aos alunos uma experiência transformadora. Pela arte, o aluno se humaniza, refina os olhares sobre o mundo, sobre o eu e o outro, colabora no desenvolvimento da empatia, da criatividade, do protagonismo, do trabalho em equipe, bem como da inteligência emocional”, destaca Felipe Gomes, Coordenador da Unidade de Pindamonhangaba.

“Foi muito legal [participar], porque eu e minhas amigas aprendemos sobre a triste realidade dos animais em cativeiro, e também aprendemos que todos somos importantes mesmo com suas diferenças, e devemos respeitar a todos”, conta Sophia Zimmermann Queji, aluna do 6º ano do Ensino Fundamental da Unidade Pindamonhangaba. Junto das amigas Ana, Beatriz, Lívia e Maria Julia, Sophia participou do concurso na categoria vídeos, conquistando o 1º lugar. “Eu amei receber esta notícia maravilhosa, pois estava muito feliz com o resultado do nosso vídeo e estava muito confiante”, completa Sophia.

Ao todo, 7 alunos do Colégio Progressão das Unidades Pindamonhangaba e Taubaté, conseguiram a classificação na disputa.

Confira a classificação:

Obras Literárias – 7º ano – Categoria IV – Esquete

9º – Maria Eduarda Cantelmo Alvares (Colégio Progressão Pindamonhangaba)

Obras Literárias 3ª Série EM Categoria IX – Crônica

6º – Enzo Meira Fatorelli (Colégio Progressão Taubaté)

Vídeos – Categoria I – 6º ao 9º ano

1º – Ana Diniz Frugoli Valente
Beatriz Santos de Araújo
Lívia Chaves Dias Gomes
Maria Julia Machado Oliveira
Sophia Zimmermann Queji (Colégio Progressão Pindamonhangaba)

Confira o vídeo que conquistou o 1º lugar: