Alunos do Progressão estão firmes na preparação para os vestibulares

Hora de concentração!

O Colégio Progressão aplicou neste sábado (20/6) o terceiro simulado do ano para os pré-vestibulandos. Para a primeira fase são 90 testes que devem ser respondidos em cinco horas. Já a segunda fase sofreu algumas alterações para acompanhar as mudanças da Fuvest.

A coordenadora do curso pré-vestibular, Esmeralda Puccinelli, conta que “a primeira fase da Fuvest deixou de ser classificatória e passou a ser eliminatória”. Explica ainda que, com a mudança, a pontuação de todos os candidatos será zerada na segunda fase. “Todo mundo fica igual, agora a primeira fase só serve para eliminar os candidatos que não atingirem os pontos suficientes”.

Neste simulado houve uma queda no número de alunos fazendo prova. O motivo, segundo a coordenação, é o envolvimento dos alunos com os vestibulares de meio de ano. “Neste final de semana vários alunos já foram prestar vestibular”, conta. Tradicionalmente, no Ciclo 4 (em agosto) o número de participantes aumenta, em reflexo a preparação para os vestibulares do final do ano.

Participar de todos os simulados é importante. Esmeralda lembra que quanto mais simulados o candidato fizer, melhor preparado ele vai ficar. “O aluno consegue controlar melhor o tempo de prova, organizar as questões que vai responder por grau de dificuldade e adquirir prática na hora de passar as respostas para o gabarito.”

Para o aluno Luiz Gustavo Porto Mendes, da turma MED, “o nível das questões do simulado é superior que as do vestibular, então se você for bem, no vestibular não será diferente”. A aluna Thaís de Campos Ferreira Pinto, candidata ao curso de Medicina, prestou vestibular na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) no início do mês. Ela conta que foi bem na prova, mas não conseguiu atingir a nota de corte. Diariamente Thaís reserva em média cinco horas para o estudo e afirma que na hora do vestibular a experiência dos simulados é muito importante. “O simulado nos prepara para controlar o tempo e a organização na hora de responder as questões do vestibular, ajudando a lidar com as deficiências que aparecerem durante a prova”.

De acordo com informações divulgadas pela Fuvest, a segunda fase do vestibular será realizada em três dias, com a seguinte divisão: 1º dia, provas de português e redação; 2º dia, demais disciplinas e inglês (20 questões dissertativas); e 3º dia com prova específica da carreira escolhida.

Seguindo o modelo da Fuvest, a segunda fase do Simulado Ciclo 3 realizado pelos alunos do Progressão será também em três dias, no mês de julho.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn