Alunos participam de maratona ecológica em Maresias

Aula de campo orienta alunos sobre meio ambiente e cultura.

Os alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Progressão – Unidades Pindamonhangaba e Taubaté, participaram de um passeio inesquecível em Maresias, no último fim de semana (17 a 19 de Setembro).

Maratona Ecológica é um programa para mostrar aos jovens a importância do meio ambiente. Os estudantes ficaram em um hotel localizado em Maresias (litoral norte de SP) onde os jovens tiveram a oportunidade de enriquecer o aprendizado. Os alunos participaram de discussões, conversas, trilhas, esportes radicais, apresentações de painéis, construção de textos e outras atividades que despertaram a atenção para a importância e a responsabilidade sobre o Meio Ambiente e as opções que fazemos ao longo da vida.

Acompanhados de professores e monitores, os alunos receberam noções básicas sobre o Meio Ambiente, debatendo sobre os obstáculos e desafios para as profissões. “Todas as profissões usarão o Meio Ambiente”, conta o orientador pedagógico Felipe Adriano Gomes, que acompanhou a excursão.

Os alunos aprenderam a preservar o Meio Ambiente através da água, fontes de energia, alimentos e matérias primas. Na trilha no “Sítio Jussara” os monitores mostraram algumas características que são comuns à Mata Atlântica, ou seja, um ecossistema vegetal que depende da umidade constante e de chuva o ano todo. Também visitaram a aldeia do Rio Silveira que abriga índios da etnia Guarani e está localizada na praia de Boracéia, numa área da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), entre o Rio Silveira e o Ribeirão Vermelho. Conheceram o tratamento de água do hotel, que mostrou um sistema auxiliar de purificação da água.

Ao final, os estudantes entraram no mangue e conheceram a importância dos manguezais. “Muitos pensam que a área é suja, mas não é, pois tudo que está ali é matéria orgânica”, conta o orientador pedagógico.

INTEGRAÇÃO – Como parte da integração dos alunos das unidades Taubaté e Pindamonhangaba, à noite os jovens formaram uma roda de violão, onde se divertiram e aproveitaram para comentar os passeios e conhecer os colegas.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn