Alunos recebem atividade sobre conscientização no trânsito

Turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental participaram da ação referente à Semana Nacional de Trânsito, que foi promovida pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté.

Nesta sexta-feira (27), os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental dos períodos da manhã e da tarde da unidade Taubaté participaram de uma ação focada na conscientização no trânsito.
Durante a atividade, desenvolvida pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté, os ‘futuros motoristas’ participaram de um bate papo com os agentes e, depois, fizeram um ‘minicircuito’ sinalizado com placas, faixa de pedestres e semáforo. Os estudantes também receberam orientações sobre como fazer do trânsito um ambiente seguro para todos.

Importância
A ação é proposta pela Semana Nacional de Trânsito, que oficialmente ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro em escolas, empresas e entidades de todo o país. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté, a atividade propõe, primeiramente, que as crianças sejam agentes transformadoras do trânsito, repassando os aprendizados aos pais. “Nós vimos a necessidade de desenvolve-lo [o projeto na escola] por conta da meta de reduzir os óbitos por acidente de trânsito. Fazemos melhorias viárias para tornas o trânsito cada vez mais seguro, mas não tínhamos o retorno dos motoristas em relação ao respeito a sinalização, por exemplo”, explica Gisele Lombardi, diretora de Trânsito de Taubaté. “Nós visamos futuros motoristas conscientes, claro, mas também que as crianças cobrem responsabilidade dos mais velhos”, completa.

Dados
De acordo com a Secretaria, além de outras ações conscientizadoras, as crianças também contribuem de forma muito eficaz na repercussão da mensagem. O comparativo entre janeiro e julho de 2018 e o mesmo período deste ano, a Semob aponta que há uma redução de 61,5% nos registros de óbitos causados no trânsito em vias públicas, por exemplo.
Já a nível nacional, o Detran aponta que 94% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana, seja por uso de celular ao volante, excesso de velocidade e/ou embriaguez.

Confira as fotos da atividade:
Semana Nacional do Trânsito | Unidade Taubaté