Alunos visitam o Núcleo Santa Virgína, no Parque Estadual da Serra do Mar

Nesta terça feira (18), os alunos do 6º ano da unidade Pindamonhangaba fizeram uma visita ao Núcleo Santa Virgínia, no Parque Estadual da Serra do Mar, em São Luiz do Paraitinga (SP). Durante o passeio pedagógico sob a supervisão dos guias nas trilhas do Núcleo, os alunos aprenderam sobre as especificidades de fauna e flora que compõem a Mata Atlântica. Depois, os estudantes seguiram o roteiro na cidade, onde visitaram o centro histórico, onde puderam analisar a arquitetura e a influência da religiosidade na cultura local.
Os alunos também tiveram um encontro com a Professora Parê, filha do compositor luizense Elpídio dos Santos, no Instituto que leva o nome do artista, e trocaram ideias sobre a importância da valorização da cultura regional. O último ponto de parada da turma foi na antiga casa de Oswaldo Cruz, onde conheceram sobre a história do médico sanitarista luizense, reconhecido mundialmente pelo trabalho desenvolvido no ramo.

Sobre o Núcleo Santa Virgínia

A reserva ecológica de mais de 17 mil hectares está localizada entre as cidades de São Luiz do Paraitinga, Natividade da Serra, Cunha, Ubatuba e Caraguatatuba e é resultado de desapropriações das fazendas Ponte Alta e Santa Virgínia, ocorridas em 1989. O relevo acidentado é propício para a formação de cachoeiras e cenários singulares em meio à mata preservada, que permite proteção a importantes mananciais localizados em seu entorno e que são responsáveis por boa parte do abastecimento hídrico das cidades localizadas entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Confira as fotos da visita:

 Visita ao Núcleo Santa Virgínia - Parque Estadual da Serra do Mar