Atividades lúdicas ajudam no desenvolvimento das crianças

Caixa Surpresa estimula a linguagem oral, a criatividade e a interação.

Brincando a criança consegue desenvolver sua criatividade e interagir com as pessoas. Pensando nisso, as professoras da educação infantil estimulam o desenvolvimento de seus alunos através de músicas, histórias, brincadeiras de faz-de-conta e jogos que trabalham as capacidades de uso das linguagens sociais e dos recursos afetivos e emocionais de seus alunos.

Em razão disso, as atividades lúdicas são importantes para o desenvolvimento global dos alunos e muito exploradas na educação infantil.

A atividade Caixa Surpresa é uma delas, desenvolvida com o objetivo de estimular a linguagem oral, a criatividade e a interação.

A cada semana, um aluno leva a caixa para casa e coloca dentro dela um objeto de sua escolha. Em sala de aula, ele precisa dar dicas para que os colegas adivinhem o que tem na caixa. Natércia Ciotto, coordenadora da Educação Infantil na Unidade Taubaté, explica que essa brincadeira serve para reforçar conteúdos como cores, formas geométricas, texturas e trabalhar habilidades como caracterização, descrição e associação.

A coordenadora garante, “a caixa surpresa é uma atividade muito apreciada e aguardada pelas crianças”, visto que todas gostam de compartilhar seus brinquedos com os colegas. “Já tivemos até animais de estimação dentro da caixa”, completa Natércia.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn