Aula de Geografia guia alunos no uso do GPS

Por Gerson Monteiro

Oferecer condições para o aluno aprender a localizar-se no planeta. Este foi o objetivo da aula prática organizada pela professora Karla Chequetto aos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental.

A aula contou com o uso de meios de orientação como a bússola e o GPS (Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global). “A idéia é compreender a utilização de pontos cardeias e coordenadas geográficas”, afirma a professora. Além desses meios, os alunos também aprenderam a fazer uma “bússola caseira” utilizando rolha, imã, agulha e pote com água.

“Achei legal a experiência, pois aprendi a fazer uma bússola e deu certo. Interessante saber a latitude, longitude, a que horas o sol nasce”, relata a aluna Marcela Corrieri de Castro.

Lucas Vallilo descreveu a experiência. “Primeiro magnetizamos a agulha, depois cortamos uma pedaço da rolha e atravessamos a agulha nela. Num pote com água colocamos a rolha com a agulha e ela apontou para o norte”, diz o aluno empolgado.

GPS – É um sistema de orientação com base em satélites artificiais que emitem sinais com informação sobre uma posição tridimensional, velocidade e tempo. Este sistema criado dos anos 70 é controlado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e constituido por 24 satélites em 6 órbitas circulares de 12 horas a cerca de 20.200 Km de altura.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn