Aula prática de química envolve os alunos

No mês de março, a professora de Química Elvira Gorgulho realizou um experimento com os alunos do 1º ano do ensino médio – Unidade Pindamonhangaba, ensinando-os a produzirem um densímetro, aparelho que mede a densidade dos líquidos (massa dividida pelo volume), com materiais alternativos.

O instrumento é feito de um tubo de vidro com certa quantidade de chumbo na base, assim, ao mergulhar o densímetro no líquido, ele flutua até deslocar um volume de fluído cujo peso seja igual ao dele. A superfície do líquido indica determinado ponto na escala e essa é a densidade.

O aparelho desenvolvido pelos alunos foi feito com um canudo (no lugar do vidro) e massa de modelar (substituindo o chumbo). Com o densímetro, os alunos puderam comparar a densidade dos líquidos usados na experiência, água, água salgada, óleo e álcool. Com isso pode-se perceber na prática, a relação entre os conceitos de massa, volume e densidade aprendidos em sala de aula.

O densímetro pode ser encontrado em postos de gasolina, para verificar pela densidade o grau de pureza do álcool usado como combustível, por exemplo.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn