Campos de Jordão, um paraíso de férias

Para quem deseja tranquilidade, Campos de Jordão é uma ótima opção para as férias de janeiro.

Para quem deseja tranquilidade, Campos de Jordão é uma ótima opção para as férias de janeiro. Nesta época do ano a cidade é bastante calma e permite ao turista aproveitar os passeios e curtir a temperatura agradável da suíça brasileira em contato mais direto com a natureza.

Entre as atrações da cidade estão:

 

Palácio Boa Vista
Promove as exposições Tarsila em Família e Campos do Lobato. A mostra cinco obras de Tarsila do Amaral que estiveram expostas na Espanha: “Operários, Religião Brasileira, Calmaria II, Retrato de Mário de Andrade, Auto Retrato”. As obras pertencem ao Acervo dos Palácios do Governo de São Paulo. “Operários”, de 1933, é uma das mais importantes da artista e ícone do Modernismo brasileiro.

Endereço: Avenida Adhemar de Barros, 3.001 – Alto da Boa Vista – Campos do Jordão
Horário de visita: de quarta-feira a domingo e feriados, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
Agendamento pelo telefone (12) 3662-1122 ou pelo fax (12) 3662-2966

Casa da Xilogravura
É o único museu do Brasil especializado em xilogravuras, com um diversificado acervo de obras de artistas brasileiros e internacionais.
A xilogravura é uma gravura feita por meio de impressão sobre o papel de uma matriz entalhada em madeira. O museu localizado em Campos do Jordão trabalha na divulgação dessa arte que nasceu no Oriente há mais de um milênio e meio.  Os chineses empregavam esta técnica para imprimir orações budistas e os japoneses a utilizaram no ano 770 para estampar talismãs. Com as inovações técnicas do final do século XIX, a xilografia passou a ser praticada pelos artistas como forma de expressão para criar obras autônomas, e passaram a ser observadas como quadros.
Fundado em 1987 pelo professor e escritor Antônio F. Costella, o museu expõe seu acervo particular, com mais de duas mil obras de cerca de 300 xilógrafos.

Endereço: Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295 – Vila Jaguaribe (junto à Praça N. Sra. da Saúde).
Horário de visita: Aberta ao público de quinta a segunda-feira, das 9:00 h às 12:00 h e das 14:00 h às 17:00 h. Fechando somente as terças e quartas.
Informações: (12) 3662-1832

Morro do Elefante e Teleférico
O Morro do elefante é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Seu curioso nome tem origem na formação da montanha, que de longe se assemelha ao contorno de um elefante.
O cume do Morro do Elefante alcança a altitude de 1.800 metros acima do nível do mar, promovendo uma inesquecível visão panorâmica da cidade. O acesso ao ponto turístico pode ser feito de duas formas: pela estrada ou pelo teleférico.

Endereço: Rua: Marco Antônio Cardoso, 240 – Morro do Elefante

Parque da Floresta Encantada
Localizado em uma região cheio de verde e tranquilidade, o Parque da Floresta Encantada é um local de lazer onde as crianças se encontram com seus sonhos e fantasias. Tudo em perfeita sintonia com a natureza de Campos do Jordão.
Neste espaço de 12 mil m² diversas Casas de Brinquedo, com temas de diversas histórias infantis, recebem a garotada para muita diversão e alegria. Entre elas estão: Casa dos Gnomos, Casa das Bruxas, Casa do Fantasma, Casa dos Coelhos, Casa do Anjos, Casa da Branca de Neve, Casa do Papai Noel, Casa dos Dálmatas e Casa das Bonecas.
Todas as casinhas foram criadas para deixar a garotada no clima destas fábulas, e foram decoradas com peças típicas das histórias mais conhecidas dos livros e da TV.
Nos finais de semana monitores fantasiados entram na brincadeira e deixam as crianças ainda mais à vontade no espírito da imaginação.
Os adultos também se divertem enquanto voltam no tempo para vivenciar as fábulas que escutavam quando criança.

Endereço: Rua Arandi, 270 (Caminho do Pico do Itapeva)
Horário de visita: 9:30 às 17:00 horas
Informações: (12) 3663-2596

Mosteiro das Monjas Beneditinas
No caminho do Palácio da Boa Vista está localizado o Mosteiro das Monjas Beneditinas. Um local onde a natureza impera em harmonia com a religião.
Em meio a um bosque com grandes árvores, um estreito caminho leva a um lindo lago cheio de peixes, onde um jardim divide espaço com o Mosteiro.
O espaço oferece uma agradável área de reflexão e oração. Caminhos cercados de luminárias levam a grutas com imagens cristãs, onde os visitantes podem desfrutar do espaço para fazer suas preces com paz e tranquilidade.
No Mosteiro das Monjas Beneditinas vivem 27 irmãs, que lecionam catequese à crianças, e fazem também um trabalho social chamado Clube das Mães, onde mulheres de famílias carentes aprendem artesanato e auxiliam as monjas na fabricação de doces vendidos na loja.
A principal atração do Mosteiro é o recital de Canto Gregoriano. Diariamente as irmãs se juntam na Capela de São João Batista para cantar a palavra de Deus de forma artística, em uma belíssima oração que fascina a todos os visitantes.

Endereço: Av. Dr. Adhemar de Barros, 330 – Vila Abernéssia
Horário de visita: Diariamente das 9:00 às 12:00 horas e 13:00 às 18:00 horas
Informações: (12) 3662-4277

Ecoturismo
São mais de 100 trilhas espalhadas pelas montanhas e rios de Campos do Jordão. Os picos altos convidam para o rapel e as águas para um mergulho de banho frio. O Horto Florestal é cheio de montanhas, picos e cachoeiras, local perfeito para a prática de esportes. O rapel, com guia e equipamento adequados, mostram as paisagens mais bonitas de Campos do Jordão vistas de cima, com muita adrenalina.
Quem não quiser descer a montanha, pode subi-la. O montanhismo pode ser praticado em vários pontos de Campos do Jordão como no Horto e na Pedra do Baú. São diversos picos e montanhas para escalar e sentir o ar esfriando a cada metro.
Também pode-se subir as cachoeiras. O cachoeirismo é muito comum e excitante nas quedas frias da cidade. Depois de muito esforço, pode ser recompensado com um mergulho nas piscinas naturais que se formam em Campos do Jordão.
Quem aprecia mais passear pode escolher uma das centenas de trilhas para explorar, por terra mesmo, a beleza da fauna e flora de Campos do Jordão. Além disso, diversos passeios de cavalgada podem ser alugados em praticamente todos os pontos de Campos do Jordão.

Fontes: NetCampos e O Serrano
Pesquisa/Adaptação: Juliana Peloggia

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn