Ciranda de Livros é sucesso entre as crianças

Atividade é uma forma das professoras incentivarem a leitura entre os alunos.

Ler é um hábito que se adquire com o tempo. Com o objetivo de criar esse hábito entre as crianças, as professoras da Educação Infantil estão desenvolvendo uma atividade semanal com os alunos, é a Ciranda de Livros.

Toda sexta-feira as crianças escolhem um livro, levam para a casa e fazem a leitura com seus pais. Assim, duas lições muito importantes lhes são ensinadas: a riqueza que um livro pode conter em suas páginas e o cuidado que se deve ter com ele. Na segunda-feira as crianças trazem os livros de volta para a escola, junto com o entusiasmo da aventura que desfrutaram durante o final de semana ao viajarem pela leitura.

O projeto começou em 2003, e por ser muito bem recebido entre os alunos, continua até hoje. “A maioria espera com ansiedade o dia da Ciranda”, comenta a coordenadora da Educação Infantil da Unidade de Taubaté, Natércia Ciotto.

Os alunos que participam da atividade têm entre dois e dez anos, sendo ela desenvolvida desde a educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental. Dessa forma, as crianças são incentivadas a se tornarem grandes leitores, para, posteriormente, terem a oportunidade de se tornarem adultos conscientes e críticos, visto que se aprende muito com as histórias dos livros. Não foi a toa, que Monteiro Lobato disse “Um país se faz com homens e livros”.

18 de abril é Dia de Monteiro Lobato, também comemorado como Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao escritor, que foi o maior incentivador dos pequenos leitores, por acreditar no potencial das crianças de realizar grandes ações.

Aproveite para conhecer um pouco mais sobre Monteiro Lobato no especial produzido pelo Progressão, clicando aqui.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn