Circuito Mantiqueira

Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí.

Estâncias Climáticas da Serra da Mantiqueira apresentam montanhas, vales e rios, envolvendo cidades com características européias. Um dos atrativos da região é a maria-fumaça “Baronesa” em Pindamonhangaba e o passeio de trem Pindamonhangaba – Campos do Jordão.

Além de hotéis e pousadas especiais, o turista encontra restaurantes que oferecem comidas típicas e de cozinha internacional. Para quem curte o contato com a natureza, há opções de trilhas e escaladas, com possibilidades de vôo livre, off-road, equitação, rapel e arborismo.

O Circuito Mantiqueira conta com três roteiros:
Aventura e Ecoturismo, Cultural e Rural

Santo Antônio do Pinhal
A cidade foi fundada em 1860 por Antônio Joaquim de Oliveira, no dia 13 de junho. Tornou-se município em 23 de janeiro de 1960. Entre seus pontos turísticos estão a Cachoeira do Lageado, localizada a 8 km do centro da cidade, com uma queda d’água de 27 metros, o Pico Agudo a 1700 metros de altitude. Em dias claros o turista consegue enxergar desde a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, até as cidades do Vale do Paraíba. E a Estação Eugênio Lefevre, que dá acesso ao Mirante Nossa Senhora Auxiliadora. Ele foi construído em 1971 a 1150 metros de atitude.

A cidade ainda dispõe de duas fontes de água: Fonte Santo Antônio, localizada em frente à Praça Benedito Marcondes Raposo. E a Fonte São Geraldo, perto da entrada da cidade. O lugar, próximo a um riacho, é cercado por árvores.

Em Julho, os turistas ainda contam com as atrações do Festival Regional de Inverno, Feira do Artesanato e Festa da Orquídea.

Opções de pousada:
Pousada Quinta dos Pinhais
Tel: (12) 3666-2030
Site: www.quintadospinhais.com.br

Pousada do Cedro
Tel: (12) 3666-1873
Site: www.pousadadocedro.com.br

São Bento do Sapucaí
A Pedra do Baú é dos principais atrativos da cidade. Ela fica a 28 km do centro, à 1964m de altitude, e tem 540m de comprimento, 40m de largura e 340m de altura. Os primeiros a escalarem a rocha foram os irmãos Antônio e João Cortez, que realizaram o feito em agosto de 1940. Desde então, o complexo vem sendo explorado pelos praticantes de esportes de aventura e montanhismo. Para se chegar ao topo da pedra, as formas disponíveis são: escalada, caminhada e asa-delta. A opção depende do seu espírito de aventura.

Como opção de pousada: Pousada do Quilombo – Tel: (12) 3971-2688 – www.trincheira.com.br

Campos de Jordão
Conhecida como Suíça brasileira, Campos de Jordão atrai mais turistas nos meses de abril a julho, devido às baixas temperaturas. Entre as atrações da cidade estão: a fabrica Chocolates Araucária (Rua Amadeu Carletti Jr, 255 – Jaguaribe) que permite visitas para conhecer o processo de produção do chocolate, e abriga um pequeno museu sobre a origem do produto. O Morro do Elefante, com 1800m de altitude, cujo acesso pode ser feito pela estrada asfaltada ou pelo teleférico. E o museu ao ar livre, Felícia Leirner, que possui cerca de 100 esculturas de animais e seres humanos, localizado Avenida Cap. Arrobas Martins, Alto da Boa Vista, 5 km do Centro.

Além disso, o turista que preferir o sossego e contato com a natureza pode visitar o Parque Estadual Horto Florestal, uma área de oito mil hectares que mantém a maior reserva de araucárias do Estado. O local possui trilhas que passam por pequenas cachoeiras e locais cobertos pela mata. E praticar arborismo no Vale do Lageado, um circuito com quatro plataformas suspensas nas copas das árvres, à 30m de altura.
Os passeios mais tradicionais são: o Bondinho, que sai da estação Emílio Ribas e atravessa a cidade em 40 minutos, e o palácio do Governo, localizado na Av. Dr. Adhemar de Barros, 3001, Alto da Boa Vista. Aberto para visitação de quarta feira a domingo, e feriados das 10h às 12h e das 14h às 17h.

Opções de pousada:
Tellhado de Ouro
Tel: (12) 3663-6500
Site: www.pousadatelhadodeouro.com.br

Vilaregio de Campos
Tel: (12) 3663-4540
Site: www.pousadavilaregiodecampos.com.br

Mais informações pelo site: http://www.cidadespaulistas.com.br/prt/rotur/cnt/mantiqueira.htm

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn