Clássicos da literatura viram postagens de twitter

Livro será editado com postagens do Twitter.

A mais recente febre da internet foi parar nas páginas de um livro. Twitterature será lançado em novembro, na Inglaterra, com as principais obras literárias do mundo escritas em forma de postagem do Twitter.

A ideia partiu dos estudantes de Literatura da Universidade de Chicago, Alexander Aciman e Emmett Rensin, que criaram uma página no Twitter, onde as obras literárias são resumidas em 20 twittadas ou menos. No site http://twitter.com/AcimanandRensin você pode conferir, por exemplo, o best seller de Dan Brown, O Código da Vinci escrito em 16 postagens.

Para escrever o livro, os estudantes norte-americanos fizeram a leitura de mais de 60 clássicos da literatura mundial que serão resumidos na publicação. Entre eles estão obras de autores como William Shakespeare, Dante Alighieri e até de J. K. Rowling.

O livro Twitterature será lançado em novembro na Inglaterra. No entanto, os autores lembram que a Twitteratura não deve ser vista como guia para a leitura de clássicos. A professora Paula, do Colégio Progressão, comenta que desde que seja um estímulo para o aluno se interessar pela obra, a ideia é interessante.

A coordenadora do curso pré-vestibular, Esmeralda Puccineli, também concorda com essa opinião, considerando a Twitteratura uma forma de incentivo à leitura. “Por meio desse recurso o internauta pode ser persuadido a ler o texto original, além de ser rápido, inovador e mais próximo à realidade do nosso século”. No entanto, a coordenadora ressalta que nada substitui a riqueza da leitura integral dos textos, “é por meio dela que desenvolvemos nossa relação com o mundo, ampliamos nosso acesso ao idioma e principalmente ausentamo-nos, mesmo que temporariamente, do mundo cotidiano”.

O que é Twitter?

O Twitter é um site de relacionamentos, no qual as pessoas mandam mensagens, de até 140 caracteres, do que elas estão fazendo no momento ou do que ela quer que você preste atenção. No Twitter você pode:

• Ler as notícias
• Manter-se informado sobre tudo o que seus amigos estão lendo
• Saber o que os seus amigos estão fazendo
• Comentar sobre vários assuntos em sua página
• Mandar micro-scraps para seus amigos

O Progressão também está no Twitter! Siga o @progressao e fiquei sabendo de tudo o que rola em nossas unidades.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn