Colégio homenageia as mães em grande estilo

Unidades Taubaté e Pindamonhangaba: apresentações, oficinas e surpresas.

Unidade Pindamonhangaba
Na quarta-feira (6), os alunos do Colégio Progressão de Pindamonhangaba comemoraram o dia das mães com uma belíssima cerimônia, que contou com apresentações musicais, teatrais e até um coral em espanhol.

A festa estava marcada para as 19h, mas os alunos começaram a chegar às 18h, para tomarem seus postos. As crianças ficaram responsáveis pelas salas de aula, onde estavam expostos seus trabalhos escolares. Enquanto os alunos do 7º ano ao ensino médio, ficaram recepcionando as mães ao longo do tapete vermelho, estendido no colégio.

Entre as atrações da noite, estavam as alunas Hadassa e Rivka, do 6º e 8º ano, respectivamente, que fizeram uma apresentação de dança do ventre na entrada da escola. As mães, depois de passarem por elas, prestigiaram os trabalhos de seus filhos nas salas de aula. Na sala do 5º ano, estavam os gráficos com os resultados das pesquisas feitas com elas sobre doce preferido, profissão, entre outros assuntos. Já os alunos do 2º ano, demonstraram como preparar o suco verde, feito com brócolis e kiwi. Segundo eles, muito bom para a saúde.

Os 3º e 4º anos apresentaram a pesquisa desenvolvida em sala de aula, sobre a palavra mãe em vários idiomas. Eis alguns deles:

Francês – Mêre
Alemão – Mutter
Albanês – Mamaja
Espanhol – Madre
Italiano – Mamma
Inglês – Mother

Falando em inglês, os alunos do ensino fundamental I e II organizaram uma sala com as palavras que caracterizavam suas mães. Assim, ao entrarem na sala, as mães encontravam as palavras funny, pacient, optimistic escritas em corações vermelhos, que estavam pendurados no teto.

Depois de passar pelas salas de aula, as mães aproveitaram o buffet enquanto assistiam às apresentações de seus filhos. Logo após do “Parabéns para Você”, os presentes confeccionados pelos alunos foram entregues para as donas da festa, que correram para abraçar seus filhos.

Unidade Taubaté
Na festa da Unidade Taubaté, que aconteceu na quinta-feira (7), as mães foram recebidas ao som do violino e em seguida  prestigiaram seus filhos nas apresentações. Os alunos de 2º ao 9º ano participaram do coral, cantando as músicas Flor do Reggae (Ivete Sangalo) e Versos Simples (Chimarruts), enquanto que as crianças do infantil ao 5º ano fizeram uma coreografia com a professora de educação física, Mara, com a música Tem que ser você (Victor e Léo).

Depois disso, as mães participaram de oficinas de arte em tela, arte em MDF com aplicação de técnicas da decoupage (decoração com guardanapos), arte com feltro (em que as mães confeccionarem um chaveiro), culinária e jardinagem. Nessa última, além de aprenderem algumas dicas sobre cultivo de plantas, as mães plantaram “Amor Perfeito”, uma planta que floresce quase o ano todo.

As homenagens às mães foram desenvolvidas com dedicação e carinho, atingindo o sucesso esperado.

Nós, do Colégio Progressão, queremos deixar nossos votos de felicidades e amor para todas vocês, mães, que sempre estão presentes, fazendo o possível e o impossível para acompanhar cada detalhe na vida de seus filhos.

Uma mãe tem virtudes incomparáveis e impossíveis de se explicar. São tantos motivos para se desesperar, gritar e chorar, mas, no entanto, sorriem, conversam e brincam.

Você é a pessoa fundamental para a formação de seus filhos, pois são os exemplos de fortaleza e responsabilidade que passa a eles, que os farão se inspirar para, um dia,  tentar chegar o mais perto possível do que você é hoje para eles.

Parabéns mãe! Você realmente é uma pessoa especial!

Frases clássicas de MÃE:
Se cuida, hein?
É para o seu bem.
Leva um casaco!
Com quem você vai sair?
Juízo, hein?
Você está comendo direito?
Eu não vou falar de novo!
Só vai ganhar sobremesa se comer as verduras primeiro.
Sai da frente da TV! Abaixa o som!
Pronto, pronto, passou, passou…
Não arde, não, deixa eu colocar o remédio.
Injeção não dói nada, só vai sentir uma picadinha.
Olha a bagunça que tá esse quarto! Você não sai enquanto não arrumar!
Vá pro seu quarto e só sai de lá quando eu disser!
Te amo, filho(a)!

Origem do Dia das Mães

É da Grécia antiga a origem da celebração do dia das mães, os gregos festejavam a entrada da primavera em honra a Rhea, Mãe dos deuses.

O próximo registro da festividade foi no século XVII, na Inglaterra, quando o quarto domingo da quaresma foi dedicado às mães das operárias inglesas. No “Mothering Day”, as trabalhadoras tinham folga para passarem o dia com suas mães.

Em 1905, a norte-americana, Anna Jarvis perdeu sua mãe e entrou em uma grande depressão. Preocupadas com o sofrimento de Anna, algumas amigas resolveram fazer uma festa para homenagear sua mãe. Anna gostou da idéia e quis que a festa se estendesse para todas as mães.

Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador da Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.

No Brasil
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Bibliografia de apoio:
http://amoremensinar.blogspot.com/2009/03/origem-do-dia-das-maes.html
http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/texto026.shtml

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn