Conheça São José dos Campos

A natureza é o ponto alto da cidade. Conheça as belezas da “capital do Vale”.

O povoado conhecido como Vila Velha, que deu origem ao município de São José dos Campos, foi fundado em meados do século XVI pelo Padre José de Anchieta.

No dia 22 de abril de 1864 recebeu o título de cidade. No início do século XX, São José dos campos foi muito procurada, em razão do clima, para tratamento de tuberculose.

Paralelamente, teve início o processo de industrialização do município com destaque para o setor têxtil e a indústria de cerâmica.  A partir da década de 40, após a implantação do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), a modernização local contou ainda com o desenvolvimento, nos campos de pesquisa e produção, das áreas relacionadas à tecnologia aeronáutica e aeroespacial.

Pontos Turísticos

Parque da Cidade
O Parque Roberto Burle Marx, criado em 1996, possui uma área de 516 mil m². Ele abriga o Museu do Folclore, a casa da família Olivo Gomes e a Usina de Leite. Além disso, possui lagos, árvores, anfiteatro, ilha artificial, trilhas para caminhadas e animais. O parque era parte integrante da antiga Fazenda Parahyba e da Fábrica Tecelagem Parayba, que foi a primeira indústria têxtil a se instalar em São José dos Campos.
Endereço: Avenida Olivo Gomes, s/n – Santana

Museu de Esportes
Praça Afonso Pena, 29 – Centro
Tel: 12 3921.4112
E-mail: museudeesportes@sjc.sp.gov.br

Museu de Arte Sacra
Capela Nossa Senhora Aparecida
Travessa Chico Luiz, 67 – Centro
Tel: 12 3921 7226

Banhado
É uma grande depressão que se estende até o Rio Paraíba do Sul. É área de proteção ambiental desde 1984. Aproveite para caminhar por sua orla em dias de céu limpo e apreciar o pôr do sol, o que torna o Banhado o principal cartão postal de São José.
Avenidas São José e Anchieta.

Reserva Ecológica “Augusto Ruschi”
Foi adquirida pelo município aos poucos, entre os anos de 1902 e 1932 para preservação do manancial que abastecia a cidade.

A reserva fica na antiga Fazenda Boa Vista, tem uma área de 102 alqueires (2.457.436,75m²). Sua vegetação é característica da mata atlântica e da mata de altitude, visto que fica entre 700 e 900m de altura. Na reserva também são encontrados macacos, jaguatiricas, cachorros do mato, pacas, cutias, capivaras, lontras, tatus, preguiças entre outros. Há também uma enorme diversidade de aves como garças, marrecos, saracuras, jacus, gaviões, corujas, sabiás, sanhaços, beija-flores etc.

Todo esse privilégio faz da Reserva Ecológica “Augusto Ruschi” um centro de pesquisas em trabalho de campo para alunos e pesquisadores na área ambiental. Os visitantes recebem aulas de educação ambiental e informações sobre a Reserva e sua importância. A produção de mudas está destinada a espécies nativas, cuja finalidade é a recomposição de mata ciliar dos córregos e rios do município, desenvolvida em convênio com a Fundação Florestal.

A reserva fica a 17km do centro da cidade, ao lado esquerdo da Rodovia SP 50 antiga, estrada para Campos do Jordão, no bairro do Costinha.

Atenção: as visitas devem ser agendadas pelo telefone (012) 3945-9515, com antecedência de 5 dias.

Cachoeiras
O relevo montanhoso, principalmente ao norte do município, possibilitou a existência de um grande número de cachoeiras. A seguir, confira as mais visitadas pelos turistas:

Cachoeira do Turvo
Rio Turvo, confluência com o Rio do Peixe – 35m de altura.
Acesso: 24 km (4 km em asfalto)

Cachoeira de São Francisco
Cachoeira Pública. 15 metros de altura, em várias quedas – Recanto Turístico Pedro David.
Roteiro: 58 km – SP 50 (33 km), Estrada Municipal Pedro David (21 km), 3 km além da Vila de São Francisco, sentido Joanópolis.

Cachoeira do Roncador
A 45 metros de altura – Ribeirão Roncador, confluência com o Rio do Peixe.
Roteiro: 35 km – SP 50 (17 km), acesso pelo Bairro da Água Sóca, Bairro do Roncador.

Cachoeira das Couves
A 15 metros de altura – Rio das Couves
Roteiro: 2 km a partir do centro do Distrito de São Francisco Xavier. Visita somente com autorização e acompanhamento de guia.

Cachoeira Santa Bárbara
Roteiro: 62 km – SP 50 (33 km), Estrada Municipal Pedro David (20 km), Estrada Municipal de Santa Bárbara (9 km em terra).

Cachoeira do Sabão
A 25 m. de altura em três quedas – Córrego do Sabão, confluência com o Rio do Peixe Roteiro: 30km – SP 50 (8 km), Estrada Municipal do Costinha via Reserva Ecológica Augusto Ruschi.

Fonte:
http://www.cidadespaulistas.com.br/cid/default.asp?c=560&pagina=1

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn