Construção consciente leva em conta as cores da casa

a construção ao acabamento é importante pensar nos materiais a serem utilizados.

Ao adquirir um imóvel ou construir sua casa, fique atento à sustentabilidade. A casa sustentável atende as necessidades de habitação do homem moderno, preservando o meio ambiente e os recursos naturais. A construção consciente une a escolha de materiais de baixo impacto ambiental com tecnologias que permitam o funcionamento da casa sem extinguir recursos como águas e energia.

Confira algumas dicas
1 – Prefira as cores claras para a pintura interna de seu imóvel, pois isso reduz a necessidade de iluminação artificial.
2 – As cores escolhidas para a fachada e para a cobertura dos imóveis influenciam diretamente a absorção do calor. Para exemplificar, uma fachada de cor clara – branca, areia, gelo – pode absorver 25% do calor do sol, enquanto uma fachada escura pode absorver até 90%.
3 – Se você possui espaço, plante árvores frutíferas. Além de proporcionar sombra e alimento, elas contribuem com a limpeza do ar.
4 – Tijolo de Solo-Cimento – Seca ao sol, sem precisar ir ao forno à lenha. A opção poupa a queima de mais árvores.
5 – Madeira com certificado de origem – Vem com selo que atesta que foi extraída sem degradar o solo, nem o ambiente de onde foi retirada.
6 – Sistema de energia solar para aquecer água – Gasta 30% menos energia elétrica. Com a economia na conta de luz, o investimento desse sistema se paga em dois anos.
7 – Sistema de captação de água da chuva – Em regiões chuvosas, metade da água necessária a uma família vem desse sistema.
8 – Estação doméstica de tratamento de esgoto – Reaproveita a água para tarefas do dia-a-dia como limpeza da casa.
9 – Cimento CP 3 – Utiliza grande quantidade de resíduos (da indústria siderúrgica) em sua formulação, reduzindo o consumo de clínquer, material feito de calcário e argila.
10 – Caixinhas de interruptor de polietileno – O material é reciclável
11 – Tubos de PP =  Feitos de plástico (polietileno de alta densidade) atóxico e reciclável, servem para conduzir água quente e fria.

Leia mais
Cuidar do Meio Ambiente é dever de todos nós
Economize energia para ajudar o planeta e o seu bolso
Reduzir, Reutilizar e Reciclar – Os três Rs que fazem diferença!
Construção consciente leva em conta as cores da casa
Qual é a sua pegada ecológica?

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn