Correio da Amizade promove intercâmbio entre turmas do Ensino Fundamental | Unidade Taubaté

Em tempos onde grande parte da aprendizagem acontece por meio de teclados e telas, a professora Sabrina de Toledo Morais sentiu a necessidade de trabalhar com mais afinco a escrita à mão com as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. Sabrina é professora de Língua Portuguesa no Colégio Progressão – Unidade Taubaté e aproveitou o estudo do gênero textual “Carta” para desenvolver um projeto divertido, o Correio da Amizade. A proposta permite que os alunos correspondam entre si, com alunos de outras salas e períodos, com funcionários e professores.

Caixa do Correio da Amizade

Para o projeto foi criado uma grande caixa de correio. Os alunos escrevem suas cartas (manuscrita), preenchem os envelopes com as informações do destinatário e do remetente, colam o selo oficial do projeto e depositam na grande caixa. Em seguida, os carteiros recolhem as cartinhas e distribuem na caixa postal do destinatário.

Segundo a professora Sabrina, o projeto possibilita a pratica da escrita de maneira prazerosa ao mesmo tempo em que estreita os laços de amizade entre as crianças e permite que se criem novos laços. “A cada carta fico emocionada e surpresa com as palavras escritas, a motivação e o entusiasmo das crianças”.

A atividade movimentou os alunos num intercâmbio de carinho e de cultivo da amizade. A orientadora pedagógica Fernanda Morais relata que os alunos estão comprometidos e se divertindo com o projeto. “É um projeto lindo da professora Sabrina. As crianças do período da manhã sortearam colegas da tarde, por exemplo, escreveram para eles, se apresentando, fazendo perguntas, assim eles vão mantendo esse diálogo sem se conhecerem pessoalmente. A gente pensa até numa maneira de integrá-los futuramente”, completa Fernanda.

Confira registros do Correio da Amizade:

Correio da Amizade | Ensino Fundamental - Unidade Taubaté

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn