Crianças desenvolvem atividade com materiais recicláveis na Unidade Caçapava

As turmas da Educação Infantil I e II da Unidade Caçapava participaram do projeto “Bom dia, todas as cores!”, da escritora Ruth Rocha, que conta a história do camaleão que um dia acordava muito contente e resolveu ficar cor-de-rosa, sua cor favorita. Saia para passear na floresta e a cada amigo que encontrava ouvia um palpite diferente sobre a cor que deveria usar, na ânsia de agradar a todos. Ao final da história, o amigo camaleão percebeu que não era possível agradar a todos e o mais importante é que façamos aquilo que nos faz feliz.

Conduzido pela Prof.ª Christianne Simões, as crianças trabalharam os campos de experiência como a escuta, a fala, o pensamento e  a imaginação com gestos e movimentos, traços, sons do corpo e imagem. Com a história bem ilustrativa e adequada para a faixa etária das crianças, puderam trabalhar vários objetivos estimulando a linguagem visual, oral e a criatividade. O objetivo da atividade foi proporcionar momentos de descobertas e situações criativas entre os alunos onde eles puderam aprender mais sobre amizade, companheirismo, valorizando as diferenças, ampliando conhecimento do mundo, além de estimular o gosto pela leitura e imaginação.

Os alunos desenvolveram o trabalho da seguinte forma:

Utilizando bexigas coloridas para decorar a sala no primeiro momento, contaram a história e depois perguntaram sobre a cor preferida de cada criança. Cada um fez um desenho com tinta guache utilizando a cor preferida, depois escolheu a cor do camaleão feito com língua de sogra e brincou com os colegas. No segundo momento, assistiram a história no YouTube e cada um recontou a história para a sala.  Fizeram também as misturas das cores primárias no pratinho de papelão. No terceiro momento, recontaram a história utilizando fantoches de EVA, confeccionaram um “barangandão” com várias cores de papel crepom e cantaram a música do camaleão. No último dia, confeccionaram um camaleão utilizando garrafa pet. Confira as fotos desses momentos incríveis!

Atividade em Caçapava