Cuidar do Meio Ambiente é dever de todos nós

De 1 a 6 de junho.

A Semana do Meio Ambiente começa hoje (1/6) e tem como ápice o Dia Mundial do Meio Ambiente, sexta-feira (5/6). Para celebrá-la, o Colégio Progressão propõe um exercício de reflexão e conscientização sobre a forma que usamos os recursos naturais atualmente. Para isso, no decorrer da semana o site do colégio vai publicar dicas de como praticar a sustentabilidade, é o especial Você Sustentável. Fique atento!

O que é sustentabilidade?
Os representantes de 21 governos, membros da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, publicaram um relatório, em 1987, definindo a sustentabilidade:

“O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.”

Dessa forma, a sustentabilidade defende a idéia de que o homem deve gastar os recursos naturais respeitando a capacidade de renovação dos mesmos. Cuidando para que a futuras gerações tenham uma vida com qualidade.

Posteriormente, o Protocolo de Kyoto e a Agenda 21 aumentaram a influência desse conceito na sociedade, propondo equilibrar os aspectos ambientais, sociais e econômicos.

Banhos que duram quinze minutos são ecologicamente incorretos: gastam em média 243 litros de água. A ONU diz que cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene, saiba como controlar seu consumo de água:

Dicas para preservar o recurso hídrico:
1 – Uma boa economia de água e energia é possível utilizando a quantidade máxima (indicada pelo fabricante) na máquina de lavar roupas e na secadora.
2 – Banhos de banheira consomem aproximadamente três vezes mais água do que os de chuveiro, por isso, evite seu uso frequente.
3 – Economize água utilizando apenas a vassoura para manter a calçada limpa, ao invés da mangueira. Caso haja necessidade de lavar a calçada, utilize água coletada da chuva.
4 – Feche a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba. Gastam-se até 12 litros de água cada vez que se faz a higiene bucal sem fechar a torneira.
5 – Se você costuma regar o jardim, faça isso no final do dia ou bem cedo, evitando assim que o calor do sol evapore a água utilizada.
6 – Colete água da chuva que escorre pelas calhas para regar as plantas, lavar a calçada e o carro.
7 – Diminua o tempo do seu banho. Em cada minuto, você utiliza 16 litros de água, ou seja, cada minuto a mais do seu banho consome a quantidade de água que uma pessoa bebe por 8 dias.
8 – Utilize uma bacia ou a própria cuba da pia para lavar frutas e legumes. Lavando-os sob uma torneira aberta, muitos litros de água serão gastos sem necessidade.
9 – Torneiras pingando causam um enorme desperdício de água. Certifique-se de que as torneiras fiquem bem fechadas ou, se necessário, instale torneiras com temporizadores.
10 – Ao lavar seu carro, use a água em um balde ao invés da mangueira.
11 – Para lavar a louça, utilize uma bacia com água para ensaboar e outra para enxaguar.

Atenção:
O óleo de cozinha é um dos principais vilões da contaminação das águas: uma colher de sopa de óleo pode inutilizar milhares de litros de água. Armazene o óleo usado em garrafas PET e, caso não tenha nenhuma instituição para doação, utilize-o para fazer seu próprio sabão. A receita abaixo foi tirada do site www.triangulo.org.br.

Receita de Sabão Caseiro
Ingredientes
2 litros de óleo de cozinha usado;
350 g de soda em escama;
350 ml de água.

Preparo
Dissolva a soda cáustica na água em um balde reforçado ou em uma lata de tinta de 18 litros. Reserve.
Coloque o óleo, já coado, em um recipiente e leve ao fogo até aquecer em temperatura aproximada de 60º.
Apague o fogo e, em seguida, acrescente a soda, já dissolvida, e mexa até engrossar (cerca de 20 a 30 minutos).
Após esse período despeje o conteúdo em recipientes e aguarde a secagem.

*Importante
Cuidado no manuseio da soda caustica, pois é um material muito corrosivo. Utilize luvas e óculos de proteção para evitar qualquer acidente. Deixe o sabão em descanso depois de pronto, por alguns dias antes de utilizá-lo, para que a soda caustica se dissolva.

Leia mais
Cuidar do Meio Ambiente é dever de todos nós
Economize energia para ajudar o planeta e o seu bolso
Reduzir, Reutilizar e Reciclar – Os três Rs que fazem diferença!
Construção consciente leva em conta as cores da casa
Qual é a sua pegada ecológica?

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn