Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Progressão

CULTURA: Arte Naïf no SESC Taubaté

O SESC Taubaté apresenta até o dia 30 de junho a exposição Coleção SESC de Arte: Arte Naïf. O evento é uma reedição de obras premiadas nas Bienais Naïfs do Brasil, no período de 1992 a 2002.

Na coletânea apresentada, constituída por 36 importantes artistas do gênero, descortina-se a grande riqueza da pintura brasileira verificada nas formas e cores de nossa exuberância tropical e nos registros poéticos do mosaico étnico e cultural que caracteriza o Brasil.

Um pouco sobre a Arte Naïf
O Brasil junto com a França, a ex-Iugoslávia, o Haiti e a Itália, é um dos “cinco grandes” da arte naïf no mundo. Um grande número de obras de pintores naïfs brasileiros faz parte do acervo dos principais museus do gênero existentes no mundo. Os quadros de naïfs brasileiros são reproduzidos nos mais importantes livros estrangeiros sobre a arte.

O que é Arte Naïf A arte primitiva ou naïf é tipicamente brasileira e está fortemente vinculada à arte popular nacional, mas ainda não é devidamente valorizada internamente. Cabe lembrar que se convencionou chamar arte primitiva a que é produzida por artistas não-eruditos, a partir de temas populares geralmente inspirados no meio rural. Já quando o tema é urbano, costuma-se utilizar o termo naïve (“ingênuo”, em francês), que se pronuncia “naíf”, e ganha especial relevância entre artistas franceses e haitianos para designar os pintores que rejeitam as regras convencionais da pintura ou não tiveram acesso a elas.

A exposição tem entrada gratuita e fica aberta de terça a sexta das 13h às 22h, aos sábados, domingos e feriados das 9h15 às 18h. O SESC Taubaté fica na Av. Eng. Milton de Alvarenga Peixoto, 1264 – Esplanada Santa Terezinha. Mais informações pelo telefone (12) 3634-4000.

Fonte: Acom/SESC Taubaté