CULTURA: Sesc relembra tempos antigos em “Botequim”

Trinta e quatro bonecos em tamanho natural traduzem o movimento de um verdadeiro botequim dos tempos antigos. A exposição organizada pelo Sesc Taubaté é um fragmento de cenas típicas vividas nos “barzinhos”.

São 310 metros quadrados ambientados por balcão, espelho, prateleiras, rádio, São Jorge a cavalo, entre outros. Além de personagens que retratam os amigos reunidos para uma cervejinha, o casal de namorados, os jogos de mesa, o garoto que vende doces, a senhora com bobes no cabelo e até mesmo uma cantora aposentada.

A exposição, rica em detalhes, com bonecos feitos em gesso e papel e vestidos com roupa de verdade, nos remete de volta ao tempo, ao ponto de encontro nos fins de tarde e finais de semana. O trabalho é das artistas plásticas Sandra Lee e Gigi Manfritano, ambas formadas pela Faculdade de Belas Artes em São Paulo, com inspiração de bares reais.

Andando pelo ambiente, deparamos além dos bonecos, por entre visitantes, uma senhora surpreendida pela riqueza de detalhes numa tradução fiel dos tempos, o executivo que enxerga na exposição o seu “happy-hour” ou até mesmo o jovem que relembra os tempos recentes de faculdade. Não importa a idade, relembrando um passado ou conhecendo parte da história, a exposição desperta o visitante para “viver” um pouco daqueles tempos…

Na abertura da exposição, semana passada, Renata e Negão do Grupo Paranga, conhecidos pela música regional, se apresentaram com músicas que deram embalo a muitas noites afora ao estilo do ambiente. Todos os finais de semana acontecem jogos tradicionais de botequim, apresentações de samba de roda, MPB e chorinho.

A Exposição Botequim ficará aberta ao público até o dia 31 de maio. Horários: de terça a sexta, das 13h30 às 21h; sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 17h30. O SESC Taubaté fica à Av. Eng. Milton de Alvarenga Peixoto, 1264 – Esplanada Santa Terezinha. Informações pelo telefone 3634-4000.

CONCURSO LITERÁRIO Se o visitante tiver alguma história de botequim, ela poderá ser encenada ao vivo. Regulamento e informações sobre o concurso podem ser obtidas através do telefone (12) 3634-4000. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio.

Com informações da Assessoria de Comunicação – Sesc Taubaté.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn