Curiosidades sobre a Páscoa

Símbolos da Páscoa

A Páscoa é um evento religioso que celebra a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte. Da palavra hebraica Pessach que significa passagem, a Páscoa é a data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.

O Ovo de Páscoa e o Coelhinho da Páscoa

A existência da vida está ligada ao ovo, que simboliza o nascimento e traz a idéia de fertilidade. Já o coelho é um animal capaz de gerar grandes ninhadas rapidamente e está relacionado à esta data comemorativa pois representa a fertilidade. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. O coelho representa o nascimento e a esperança de novas vidas.

Curiosidade: O maior ovo e o mais pesado que a história registra tinha 7 metros e dez centímetros de altura e pesava 4 toneladas e 760 quilos. Ficou pronto no dia 9 de abril de 1992 e foi produzido na Austrália.

A comemoração da Páscoa em outros lugares do mundo

Na China
O “Ching-Ming” é a festividade da Páscoa, quando os túmulos dos ancestrais são visitados e recebem oferendas, em forma de refeições e doces, como referência à renovação da vida.

Na Europa
As tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos para presentear amigos e parentes, e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar. Se as crianças forem bem comportadas e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho levará doces e ovos coloridos.

Nos Estados Unidos
A brincadeira mais tradicional é a “caça ao ovo”, onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças. Em algumas cidades é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.

Fontes: Arte Educação/Sua Pesquisa/Portal da Família

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn