Dia da Língua Nacional

A língua portuguesa chegou ao Brasil em 1500, com as embarcações de Pedro Álvares Cabral.

A língua portuguesa chegou ao Brasil em 1500, com as embarcações de Pedro Álvares Cabral, causando grande impacto na cultura indígena. Assim, várias formas de comunicação efetuadas anteriormente por eles foram extintas. No entanto, a língua oficial também sofreu alterações com a implantação de alguns termos nativos, como mandioca e abacaxi, por exemplo. Além da influência africana provocada pelos escravos, que acrescentaram os termos capoeira, moçambique, entre outros.

A prática de impor um idioma aos povos conquistados era muito comum na época das colonizações, visto que a língua constitui a identidade de um povo. Dessa forma, ao tirar o idioma habitual e impor um novo, os dominadores descaracterizavam seus subordinados, menosprezando sua cultura e forma de comunicação.

Origem
O português se originou muito antes da era Cristã, quando os romanos invadiram a Península Ibérica (Portugal e Espanha) e impuseram o latim como língua oficial. Entretanto, os falantes da região não tinham acesso ao latim erudito (escrito), fazendo com que o português se originasse do latim vulgar.

No Brasil, o idioma imposto foi o vulgar do vulgar, visto que as pessoas que atravessaram o Atlântico (degredados, prisioneiros e prostitutas) em busca de fortuna na América não tinham nenhum estudo. Dessa forma, é possível explicar as diferenças entre o português de Portugal e o brasileiro.

Falantes
A língua portuguesa é uma das dez mais faladas no mundo, somando mais de 210 milhões de falantes. É considerado o idioma oficial nos seguintes países:
América: Brasil
Europa: Portugal
África: Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau
Ásia: Macao, Boa, Damão, Diu
Oceania: Timor

Por ser uma das línguas mais difíceis do mundo, algumas dúvidas frequentes acompanham seus falantes, mas é na hora da escrita formal que são encontrados os maiores problemas.

Uso SS ou Ç?
É com X ou CH?
Tem vírgula?
Como é o plural de guarda-chuva?

Assim, muitos erros são encontrados nos textos por falta de atenção ou ignorância, o fato é que é fundamental ter conhecimento sobre o idioma, visto que o domínio sobre a língua é exigido em todas as profissões. Para evitar que os erros e dúvidas de português se tornem frequentes, é essencial ler, ler muito, e ler bons autores.

Bibliografia de Apoio:
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/maio/dia-da-lingua-nacional.php
http://www.borkenhagen.net/efemerides/lingua.htm
http://www.linguaportuguesa.biz/ptportuguese/facts.asp

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn