Economize energia para ajudar o planeta e o seu bolso

Economia de energia elétrica pode significar mais dinheiro no seu bolso.

A geladeira e o freezer correspondem a 30% do consumo de energia elétrica. Quando for comprá-los, escolha os produtos que têm o selo Procel (Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica). Além disso, evite deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo e não guarde alimentos ainda quentes.

Mais dicas para você economizar energia:

1 – Evite posicionar a geladeira perto do fogão ou em locais atingidos diretamente pelo sol.
2 – O maior responsável pelo consumo de energia de um computador é o monitor. Troque o seu por monitores de LCD, eles são mais econômicos, ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos.
3 – Sempre que puder, desligue os aparelhos da tomada.
4 – Tente equilibrar o uso dos aparelhos para não sobrecarregar a rede elétrica, evitando, por exemplo, o uso do ferro de passar e do chuveiro quando muitos outros aparelhos estiverem ligados.
5 – Quando um cômodo estiver vazio, apague a luz e desligue os aparelhos elétricos, evitando desperdícios.
6 – Você pode economizar energia mantendo a chave de temperatura do seu chuveiro elétrico na posição Verão.
7 – Dê preferência às escadas para subir ou descer poucos andares. Além de economizar energia, esse é um ótimo exercício.
8 – A luz natural pode ser bem aproveitada, reduzindo o consumo de energia com a iluminação artificial. Existem diversos meios para isso, como a instalação de janelas amplas e cortinas claras, tijolos de vidro, telhas translúcidas ou clarabóias.
9 – Lâmpadas fluorescentes iluminam mais e gastam 80% menos energia do que as incandescentes. Além disso, sua durabilidade pode ser até 10 vezes maior.
10 – Economize energia do fogão e do forno de microondas simplesmente retirando os alimentos congelados do freezer algumas horas antes de serem consumidos, deixando-os descongelar naturalmente.
11 – Se for possível, dê preferência ao ventilador, que consome muito menos energia que o ar-condicionado.
12 – Deixe as janelas e portas fechadas quando utilizar o ar-condicionado, assim o ambiente manterá a temperatura ideal por mais tempo.

Leia mais
Cuidar do Meio Ambiente é dever de todos nós
Economize energia para ajudar o planeta e o seu bolso
Reduzir, Reutilizar e Reciclar – Os três Rs que fazem diferença!
Construção consciente leva em conta as cores da casa
Qual é a sua pegada ecológica?

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn