Educação Física online: ‘desafios’ movimentam alunos em quarentena

Com o objetivo de manter a saúde mental equilibrada por meio da atividade física, professor propõe metas a serem cumpridas pelos alunos semanalmente.

Mesmo em quarentena, é importante manter a rotina organizada prezando a qualidade de vida. É claro, a atividade física entra nessa lista e, por este motivo, o Professor Guto, de Educação Física, tem ministrado aulas interativas aos alunos do Ensino Fundamental II da Unidade Pindamonhangaba semanalmente.

As aulas online consistem, primeiramente, em aquecimento muscular e articular global simples e prático. Depois, são passados alguns vídeos de modalidades previamente escolhidas pelo professor, que vão desde as mais conhecidas, como futebol, vôlei, handebol e basquete, bem como outras que visam expandir a visão dos estudantes sobre práticas esportivas, como hóquei, canoagem, esgrima, badminton, etc.

Na próxima fase, os alunos participam de um quiz, onde respondem questões sobre a modalidade exposta pelo professor e, posteriormente, recebem o desafio da semana. Geralmente, os desafios são compostos por exercícios que exigem foco, concentração e força, como agachamentos, polichinelos e flexões. As ‘missões’ também podem ser realizadas solo ou com o acompanhamento dos pais, criando interação com a família durante a prática.

A criatividade, o movimento e a concentração durante os exercícios auxiliam os alunos também em outras tarefas, já a atividade física auxilia no equilíbrio geral entre corpo e mente, preparando-os para as demais aulas do dia e também em outras atividades realizadas em casa no período de isolamento social.