Enem será aplicado 100% de forma digital em 2026

O MEC (Ministério da Educação) anunciou na manhã desta quarta-feira que iniciará, a partir do próximo ano, um projeto piloto para a implantação do Enem 100% digital. Os participantes poderão escolher pela aplicação piloto no modelo digital ou pela tradicional prova em papel no ato da inscrição.
Essa transição ocorrerá de forma gradual. A princípio, a aplicação da prova digital do Exame Nacional do Ensino Médio é opcional e deve contemplar 50 mil candidatos em 15 capitais brasileiras. Entre 2021 e 2025 o Inep irá aumentar o número de aplicações do Enem digital, ainda em formato de teste e participação opcional. Já em 2026, o Enem passa a ser totalmente digital. Com essa mudança, tanto as provas objetivas quanto a redação serão aplicadas no formato digital.
Para os candidatos que desejam testar esse formato de prova, o Enem digital já tem data marcada em 2020. O exame acontecerá nos dias 11 e 18 de outubro, em dois domingos. Já o Enem regular acontecerá em 1º e 8 de novembro de 2020. O valor de inscrição será o mesmo para todos os participantes.

Economia
Do ponto de vista técnico, o Enem Digital vai permitir a utilização de novos tipos de questões com vídeos, infográficos e até a lógica dos games. Também será possível aplicar o Enem em mais municípios. Haverá também uma economia com a impressão de papel e um ganho para o meio ambiente. Somente em 2019, mais de 10 milhões de provas serão impressas para o Enem.