ESPORTE Tricampeão Mundial de Ioiô faz apresentação aos alunos de Pinda

Os alunos da unidade Pindamonhangaba assistiram nessa semana a uma apresentação especial de ioiô, com o tricampeão mundial de ioiô Silvio Fernandes de Oliveira. A exibição das habilidades com o ioiô agitou os alunos. Sabendo da apresentação, muitos levaram o próprio ioiô para brincar na hora do intervalo.

Silvio coordena um projeto intinerante de apresentações em escolas e praças de diversas cidades pelo Brasil. Durante alguns anos ele foi o principal divulgador de uma promoção realizada por uma marca de refrigerantes. “Há 28 anos ganho minha vida com o ioiô e por ele já viajei para diversos países”, comentou o campeão enquanto mostrava algumas habilidades.

O ioiô é o segundo brinquedo mais antigo do mundo, ficando atrás apenas da boneca. Sua origem é desconhecida, mas sua forma atual nasceu nas Filipinas. Produzidos em madeira, plástico ou metal, seus truques e manobras atraem a atenção das pessoas. Em maio passado, Silvio e seu parceiro Ricardo Júnior realizaram um campeonato no Taubaté Shopping e contaram com a participação de aproximadamente 800 competidores.

De acordo com Silvio, o projeto de apresentação em escolas e locais públicos, além da difusão do brinquedo, serve também para juntar cadastros para Associação Brasileira de Ioiô, que juntamente com outras associações espalhadas pelo mundo tentam colocar o esporte nas Olimpíadas.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn