Estudantes participam do penúltimo teste antes dos vestibulares

Mais de 300 estudantes participaram do Simulado Ciclo 5. Ansiedade aumenta e estudantes precisam buscar o equilíbrio.

Neste sábado (11), mais 300 alunos do Colégio e Curso Progressão – Unidades Taubaté e Pindamonhangaba – participaram do Simulado Ciclo 5 promovido pelo Sistema de Ensino Poliedro. A prova baseada na Fuvest marca a penúltima etapa de preparação para os vestibulares 2011.

De acordo com a coordenadora Esmeralda Pucinelli, esta simulação é decisiva, já que muitos alunos ficam impedidos de participar do Ciclo 6, quando a prova coincide com vestibulares de diversas instituições.

Para o aluno Natan Pereira, 17 anos, que busca uma vaga em Ciência Política na Fuvest/UFRJ/UFF, a ansiedade é um dos maiores desafios. “Estou com um pouco de medo, frio na barriga, será que passo ou não passo?”, pergunta Natan. Situação oposta da candidata ao curso de Medicina, Amanda de Souza Nunes Monteiro, 18 anos. “O Simulado não me deixa nervosa, vou ficar nervosa no dia da prova”, comenta a estudante que afirma reforçar os estudos no tempo livre.

Toda esta ansiedade tem uma explicação. “É normal que haja aumento da ansiedade à medida que se aproximam as provas. Neste momento, é de grande valia o trabalho de apoio da orientação e da coordenação do colégio. Fortalecer a estrutura emocional do aluno é fundamental nesta etapa do processo. É hora de buscar o equilíbrio e a confiança no trabalho construído para a realização desta meta: a tão desejada vaga na universidade”, conclui a coordenadora.

O ciclo 6 será realizado no dia 23 de outubro e encerra a etapa de simulados para os pré-vestibulandos. “Para maior proveito da última oportunidade de simulação, recomenda-se a análise criteriosa das falhas cometidas nos simulados anteriores, registro atento do tempo gasto com as questões das diversas disciplinas e muita confiança na energia investida na busca do conhecimento ao longo do ano”, orienta.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn