Exemplo de solidaridade: recorde de arrecadações

420 alunos participaram do maior evento solidário do Progressão

O Colégio Progressão continua com a campanha pela solidariedade. Dessa vez, foi a Unidade Taubaté que mostrou a vontade de ajudar o próximo, foram três toneladas e meia de alimentos arrecadados, mais de mil itens de produtos de higiene. Um recorde da escola, que desde 2001 desenvolve a Gincana Progressão (Ginpro), completando neste ano a 8ª edição do projeto.

420 alunos, da educação infantil ao 9º ano, se envolveram na gincana, que foi dividida em três dias, entre maio e junho. Dessa forma, os professores de educação física desenvolveram atividades direcionadas para cada faixa etária, fazendo com que todos os alunos participassem da gincana. A coordenadora do ensino fundamental, Patrícia Pires, explica que o objetivo foi fazer com que os alunos trabalhassem em equipe, colaborando uns com os outros, com a finalidade de despertar o espírito de solidariedade. Todos demonstraram muita determinação para cumprir as provas propostas, entre as quais estavam: “lixo no lixo”, em que os alunos precisavam colocar o lixo no cesto correto, separando vidro, plástico, metal, papel e alumínio, “nossa infância”, na qual os professores sortearam uma brincadeira infantil para os alunos jogarem (ciranda, cirandinha, adoleta, dona aranha, entre outras), e “poesia”. Nessa prova, os alunos escreveram um poema cujo tema foi solidariedade.

A atividade mais importante da Ginpro 2009 em Taubaté foi a arrecadação de alimentos e de agasalhos, doados para o Lar Irmã Júlia e Toca de Assis.

As novidades deste ano foram a doação de sangue (as equipes conseguiram 13 doações) e mudas de plantas, que serão usadas para arborização e reflorestamento.

A coordenação comemorou o sucesso do evento. “80% de nossos estudantes participaram da Ginpro. E o melhor é que eles também envolveram seus familiares na campanha”, diz Patrícia.

“A gente se dividiu em grupos. Fomos nos condomínios pedir doações de alimentos e conseguimos patrocínio para comprar mais”, relatam as alunas Sarah Soares Galvão e Gabriela Naldoni Paschoal, do 7º ano. Para as estudantes do 5º ano, Sofia Amadeu Lourenho, Giovanna Cazu Rosa e Andressa Betin Carvalho, “o mais importante foi arrecadar alimentos e ajudar as pessoas que precisavam”.

Ao final da saudável competição, a equipe laranja ficou em primeiro lugar com 2084,29 pontos, seguida pelo time azul, com 1939,47 pontos. No período da tarde, o 5º ano foi o vencedor. E na turma de educação infantil, foi o 1º ano que ganhou a competição.

PREMIAÇÃO – Como forma de premiação, os grupos vencedores tiveram direito a cinco minutos a mais de intervalo por uma semana, além de passarem a tarde da última terça-feira (23) em atividades de recreação com os alunos da EMEF Vereador Joaquim França.

PARABÉNS aos alunos do Progressão pelo exemplo de solidariedade e amor ao próximo!

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn