Exposição indígena Kalapalo no Sesc SJC

Até 26 de dezembro é possível conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena, participar de jogos e brincadeiras.

O Sesc SP, por meio do indigenista Ulysses Fernandes, mantém contato desde 2001 com etnias da Terra Indígena do Xingu (TIX), em Mato Grosso. Em 2002, 45 índios fizeram apresentações e travaram contato com estudantes, professores, educadores e o público em geral no Sesc São Carlos. Em 2005, essa unidade do Sesc promoveu a ida de uma equipe até o Alto Xingu. O grupo registrou 25 jogos e brincadeiras (algumas delas em via de esquecimento) na aldeia Aiha Kalapalo, onde vivem cerca de 300 índios.

Os jogos e brincadeiras estão inseridos nos costumes de todas as culturas do planeta, mas variam de cultura para cultura e assumem diferentes dimensões e significados. Para os povos indígenas, estão associados aos mitos e rituais e fazem parte da vida cotidiana. O povo Kalapalo, do Alto Xingu, mantém tradições de jogos e brincadeiras de seus ancestrais e trazem ao Sesc São José dos Campos uma pequena amostra dessas atividades.

A exposição ficará até 26 de dezembro no Sesc São José dos Campos e é aberta ao público. Durante o período também estão programados jogos, oficinas e bate-papo. Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas pelo telefone (12) 3904.2000.

O Sesc São José dos Campos fica na Av. Adhemar de Barros, 999, Jardim São Dimas.

Fonte: Acom/SESC SJC

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn