Governo quer criar uma nova paixão nacional

Popularizar o hábito da leitura por meio da distribuição de crônicas e contos sobre futebol nos estádios brasileiros. É esse o objetivo do projeto Ler também é uma paixão, que será lançado pela Unesco no Brasil, em parceria com o Ministério do Esporte, o Ministério da Educação e a Rede Globo nesta quarta-feira, dia 2, às 20h. A escolha do local e da ocasião é significativa: durante o jogo Brasil e Argentina, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

Serão distribuídos aos torcedores 42 mil exemplares da primeira publicação da série, que reúne três textos do cronista esportivo Armando Nogueira – A Alegria de um Coroa, Pelada de Subúrbio e Menino-que-chega. Participam do lançamento o ministro da Ciência e Tecnologia da Argentina, Daniel Filmus, o ministro do Esporte brasileiro, Agnelo Queiroz, e o representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein.

O projeto, que segue o exemplo da experiência argentina “Cuando leés, ganás siempre”, prevê a distribuição de outros textos de escritores conhecidos nacionalmente em jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol.

FONTE: ACS/MEC