Inep divulga notas do Enem 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), divulgou nesta sexta-feira 17, os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio 2019. Os resultados estão disponíveis no site e no aplicativo do Enem. Para acessar, é preciso usar o CPF e a senha cadastrada na Página do Participante.

Quem fez a prova como “treineiro”, só terá acesso aos resultados em março.

Além de avaliar o conhecimento dos candidatos, o Enem possibilita o acesso às universidades públicas do país, e também em instituições de ensino portuguesas. Com as notas do Exame é possível se candidatar para o ProUni (Programa Universidade para Todos), para o Fies (Financiamento Estudantil), e para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Conheça os programas que usam a nota do Enem:

Sisu: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) classifica estudantes para as universidades federais. As inscrições para o Sisu 2020 começam na próxima terça-feira, 21, e para participar é preciso ter feito o Enem 2019 e ter tirado nota superior a zero na prova de redação.
No site do Sisu, o candidato pode escolher até duas opções de cursos e a classificação é feita de acordo com o desempenho obtido no Enem. O resultado do Sisu 2020 será divulgado no dia 28 de janeiro.

ProUni: O Programa Universidade para Todos, oferece bolsas de estudos parciais e integrais em universidades privadas. O ProUni avalia o desempenho obtido no Enem, e a renda familiar do candidato. Para se inscrever, o estudante precisa alcançar, no mínimo, 450 pontos no Exame e ter nota acima de zero na redação. As inscrições para o Programa serão feitas de 28 a 31 de janeiro.

Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa em que o Ministério da Educação financia os estudos do aluno em universidades privadas. O programa possui duas modalidades: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos; a segunda, P-Fies, inclui bancos privados como agentes financeiros do empréstimo, com limite de renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa. Para se candidatar, o estudante precisa ter feito o Enem e alcançado, no mínimo, 450 pontos na prova de múltipla escolha e nota acima de 400 na redação. A inscrição para o Fies serão de 5 a 12 de fevereiro, e o resultado será divulgado no dia 26 de fevereiro.

Universidades Portuguesas: Além desses programas brasileiros, os resultados do Enem, podem ser usados em instituições portuguesas. De acordo com o Inep, são mais de 40 instituições que utilizam o desempenho do Enem como processo seletivo para brasileiros. A lista de instituições portuguesas e seus critérios de seleção podem ser consultadas no Portal do Inep.