Livros, o novo conteúdo do Google

Por Gerson Monteiro

O Google já iniciou seu plano de digitalizar bibliotecas inteiras para inserir a pesquisa de livros em seu sistema de busca através da ferramenta Google Print.

A novidade é que a digitalização está sendo feita em parceria com as bibliotecas das universidades de Harvard, Stanford, Michigan, Oxford e com a The New York Public Library. “Mesmo antes do Google, nos sonhávamos em transformar esse incrível mundo de informação que os bibliotecários tão amavelmente organizaram em algo que pudesse ser pesquisado online”, disse, em comunicado, Larry Page, co-fundador da Google e presidente de produtos – acrescentando que a tecnologia de busca em material impresso digitalizado será patenteada pela companhia.

Mas o recurso não é novidade. A Amazon, por exemplo, já oferece há tempos um sistema de busca onde o internauta pode pesquisar e consultar trechos de livros do catálogo da loja virtual. E, assim como na Amazon, quem consultar um livro ou um texto no Google receberá um link onde será possível comprá-lo.

Para ver o projeto e como a tecnologia vai funcionar, entre em http://print.google.com/googleprint/library.html.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn