Mangás, animes e cosplay no intervalo do ensino médio em Taubaté

Atividade promove a integração dos alunos.

Os alunos do ensino médio – Unidade Taubaté receberam na última semana uma exposição de fotos de mangás, animes e cosplay, e acompanharam uma apresentação de desenho artístico, com a participação do estúdio de arte Acrópolis.

Cosplay é a abreviação de “costume play” e refere-se à atividade de se fantasiar, estudando a maneira de agir e interpretando um determinado personagem. Os protagonistas mais procurados são Naruto e Dragonball Z, mas estende-se também aos personagens de jogos e filmes, como Harry Potter e O Senhor dos Anéis.

Durante o intervalo os professores do estúdio desenvolveram a imaginação dos alunos para criarem fantasias com estética utilizando materiais do dia-a-dia, como papelão, EVA (material emborrachado), bexiga, retalho de pano, entre outros. Douglas de Campos Costa, professor de artes do estúdio, explica que cosplay é uma caracterização elaborada e desperta a criatividade do participante. “Essa atividade é uma possibilidade de desenvolver o senso crítico a partir de uma abordagem artística”. Já existem alguns eventos de animes, mangás e cultura japonesa no Vale do Paraíba, porém, os mais famosos acontecem em São Paulo e Rio de Janeiro, atraindo muitos curiosos e pessoas que desejam se caracterizar.

Os alunos se interessaram pelas atividades e alguns deles desejam conhecer o processo de criação e desenvolvimento de um mangá, história em quadrinho e anime, que envolve desde a elaboração da roupa dos personagens até a criação do roteiro. Luis Henrique Couzenn, 15 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio, diz que já se caracteriza mas pretende conhecer um evento de cosplay e começar a fazer aulas. “É um trabalho muito interessante, eu vou me caracterizar de Ouran High School para o próximo evento”, diz.

Todas as semanas os alunos do ensino médio Taubaté recebem um evento de arte, música ou cultura, na hora do intervalo. Participe!

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn