O que fazer para preencher o tempo livre das crianças

As férias escolares chegam como um período de descanso depois de um ano de dedicação na escola. No entanto, esse momento pode representar um dilema para os pais, já que nem todos podem tirar férias junto com os filhos.

“A preocupação aumenta quando pensamos em tanto tempo livre associado à muita energia [das crianças]”, comenta a coordenadora da Educação Infantil da Unidade Taubaté, Natércia Ciotto. Ela conta que independente de viajar, o importante é que as ações de férias, mesmo que simples, sejam planejadas. “Diversificar as atividades também costuma dar certo”, aconselha a coordenadora, explicando que dessa forma as crianças não se cansam e podem ter momentos de liberdade intercalados com atividades dirigidas, como os jogos, por exemplo.

As férias não devem ser um período de estudo, mas os alunos não devem ficar alienados durante esse descanso. Natércia sugere o incentivo a uma leitura que seja agradável para a criança, desenvolvimento de cruzadinhas e caça-palavras. “Essas atividades de passatempo ajudam as crianças a manter o foco na aprendizagem sem que sintam-se pressionadas”.

Bom descanso e divertimento para todos!

Até a volta!

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn