Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Progressão

Alunos participam do PoliONU realizado virtualmente

Os alunos do Colégio Progressão participaram no último feriado de uma das maiores simulações estudantis da ONU (Organização das Nações Unidas) na América Latina, o PoliONU. Devido a Pandemia Covid-19, a 15ª edição presencial do evento foi suspensa e o encontro aconteceu de maneira virtual, durante os dias 11, 12 e 13 de junho.

O formato inédito buscou se aproximar ao máximo das versões presenciais e teve a aprovação dos participantes. “A distância nos ensina a valorizar e também nos ensina que, se nossos ideais convergirem podemos mudar o mundo de dentro de nossas casas. O PoliONU é mais uma prova que para a nossa geração não existem barreiras e empecilhos quando nos unimos para um bem maior”, disse Marcos Antonio Rodrigues Carioca, aluno da Turma Medicina Pindamonhangaba.

Para a aluna da 1ª série Progressão, Maria Luiza Oliveira Correa Leite, o PoliONU é a oportunidade para compreender visões de mundos diferentes. “Foi um evento que abriu muito a minha mente, abriu de um modo, que além de ter absorvido muito mais coisa do que eu tinha conhecimento, agora eu entendo diversos pontos de vista. Mesmo numa versão online, o rendimento foi ótimo e espero participar no presencial ano que vem. O PoliONU foi uma experiência incrível que, sim, exigiu muita dedicação, mas que ao fim valeu muito”, conta a estudante.

Os estudantes do Colégio Progressão participaram divididos em comitês para discussões de diversos assuntos atuais como, por exemplo, o coronavírus e seus impactos. O coordenador do Colégio Progressão Pindamonhangaba, Felipe Gomes, enfatiza a contribuição do PoliONU no desenvolvimento e na formação do aluno. “Não tenho dúvida que os alunos sairão transformados, entusiasmados com a possibilidade de um mundo melhor. Mesmo em um formato online, o evento manteve sua alma, ultrapassando barreiras geográficas, valorizando a cultura da paz, da diversidade, da criticidade. Os discursos e a palestra despertaram toda comunidade para muita reflexão.”

O projeto, que acontece anualmente no Colégio Poliedro em São José dos Campos, é reconhecido pela Unesco. O PoliONU visa contribuir para o desenvolvimento acadêmico, através do debate de problemáticas atuais da sociedade, visando a formação de cidadãos empáticos, críticos e preocupados com o mundo.

Confira os registros:

PoliONU 2020