Alunos participam do PoliONU realizado virtualmente

Os alunos do Colégio Progressão participaram no último feriado de uma das maiores simulações estudantis da ONU (Organização das Nações Unidas) na América Latina, o PoliONU. Devido a Pandemia Covid-19, a 15ª edição presencial do evento foi suspensa e o encontro aconteceu de maneira virtual, durante os dias 11, 12 e 13 de junho.

O formato inédito buscou se aproximar ao máximo das versões presenciais e teve a aprovação dos participantes. “A distância nos ensina a valorizar e também nos ensina que, se nossos ideais convergirem podemos mudar o mundo de dentro de nossas casas. O PoliONU é mais uma prova que para a nossa geração não existem barreiras e empecilhos quando nos unimos para um bem maior”, disse Marcos Antonio Rodrigues Carioca, aluno da Turma Medicina Pindamonhangaba.

Para a aluna da 1ª série Progressão, Maria Luiza Oliveira Correa Leite, o PoliONU é a oportunidade para compreender visões de mundos diferentes. “Foi um evento que abriu muito a minha mente, abriu de um modo, que além de ter absorvido muito mais coisa do que eu tinha conhecimento, agora eu entendo diversos pontos de vista. Mesmo numa versão online, o rendimento foi ótimo e espero participar no presencial ano que vem. O PoliONU foi uma experiência incrível que, sim, exigiu muita dedicação, mas que ao fim valeu muito”, conta a estudante.

Os estudantes do Colégio Progressão participaram divididos em comitês para discussões de diversos assuntos atuais como, por exemplo, o coronavírus e seus impactos. O coordenador do Colégio Progressão Pindamonhangaba, Felipe Gomes, enfatiza a contribuição do PoliONU no desenvolvimento e na formação do aluno. “Não tenho dúvida que os alunos sairão transformados, entusiasmados com a possibilidade de um mundo melhor. Mesmo em um formato online, o evento manteve sua alma, ultrapassando barreiras geográficas, valorizando a cultura da paz, da diversidade, da criticidade. Os discursos e a palestra despertaram toda comunidade para muita reflexão.”

O projeto, que acontece anualmente no Colégio Poliedro em São José dos Campos, é reconhecido pela Unesco. O PoliONU visa contribuir para o desenvolvimento acadêmico, através do debate de problemáticas atuais da sociedade, visando a formação de cidadãos empáticos, críticos e preocupados com o mundo.

Confira os registros:

PoliONU 2020